O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) se caracteriza enquanto uma maneira que o governo federal utiliza para catalogar os dados das famílias de baixa renda de todo o território nacional, para que sejam promovidos programas sociais voltados para a assistência social e transferência de renda.
Publicidade
Dessa forma, para ter acesso aos benefícios sociais oferecidos pelo governo federal, em grande parte das vezes, é necessário estar inscrito no Cadastro Único. No começo do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi promovido um pente-fino para bloquear as famílias que estavam cadastradas no instrumento de coleta de dados de forma indevida.
O governo pretende ainda realizar mais um pente-fino nas próximas semanas. Portanto, confira a seguir quais são os brasileiros que podem ser atingidos pelos cortes.
Publicidade
5 milhões de pessoas podem ser excluídas do Cadastro Único
De acordo com um levantamento realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU) na última terça-feira (16), algumas pessoas que se encontram cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) possuem irregularidades de dados, mesmo após o governo ter promovido o pente-fino em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Social.
Os dados que contam com inconsistências e impropriedades cadastrais somam cerca de 5,5 milhões de cadastros. Um dos critérios obrigatórios para continuar recebendo benefícios por meio do Cadastro Único consiste em estar com os dados atualizados. Dessa forma, é necessário que os beneficiários atualizem os dados pelo menos há cada dois anos ou quando houver uma mudança na família, como morte ou nascimento.
Publicidade
Através das informações constatadas no programa, os representantes do poder público podem ter acesso às famílias que necessitam de auxílios sociais, o que torna bastante importante informar os dados pessoais de forma coerente.
Alguns dos dados importantes a serem informados dizem respeito a data de nascimento, número do documento, nome completo e outras informações que se referem ao reconhecimento da pessoa física. As informações em questão são válidas para todas as famílias que se encontram incluídas em programas sociais.
Publicidade
Diante disso, as pessoas que não passarem todos os dados não ficam impedidas de realizar o cadastro, mas devem informar os dados o mais rápido possível para não ficar com o status pendente.
Bolsa Família de maio já começou a ser pago
As parcelas do Bolsa Família são depositadas para as famílais de baixa renda nos últimos do mês. Dessa forma, os pagamentos referentes ao mês de maio já começaram a ser feitos e o calendário segue o último dígito do Número de Inscrição Social (NIS) dos beneficiários. Além disso, o Bolsa Família é um dos principais programas incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais.
Publicidade
Confira a seguir o calendário completo do mês de maio:
- 1: 18 de maio;
- 2: 19 de maio;
- 3: 22 de maio;
- 4: 23 de maio;
- 5: 24 de maio;
- 6: 25 de maio;
- 7: 26 de maio;
- 8: 29 de maio;
- 9: 30 de maio;
- 0: 31 de maio.