A obtenção da carteira de habilitação nacional (CNH) é cara. Por exemplo, em muitos estados, o valor total pode ultrapassar R$ 3.000,00. Para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social, a CNH Social foi lançada em alguns estados brasileiros, que oferecem acesso gratuito ao documento.
Publicidade
A CNH Social é apoiada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no locais para oferecer a oportunidade. Por exemplo, os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul já fecharam as inscrições. O interessado pode solicitar a licença inicial, adicionar uma nova categoria ou fazer alterações.
CNH Social no Distrito Federal
Estão previstas cinco mil vagas gerais na CNH Social do DF, sendo 1,5 mil na modalidade Aluno Habilitado e 3,5 mil na modalidade Cidadão Habilitado.
Publicidade
O programa Aluno Habilitado é voltado para pessoas entre 18 e 25 anos. anos de idade e que esteja cadastrado como titular ou dependente no CadÚnico.
Além disso, é necessário ter residido no DF há pelo menos dois anos, cursar ensino médio em rede pública ou ter graduação ou bolsa integral para escolas particulares e sem penalidades por infrações graves ou gravíssimas de trânsito nos últimos 12 meses.
Publicidade
O programa Cidadão Qualificado é para maiores de 18 anos e além disso possuir CPF ou RG que atenda aos requisitos acima. As inscrições será aberta de 25 de abril a 25 de maio de 2022 exclusivamente pela internet pelo portal Detran DF.
Veja também:
Publicidade
CNH Social no Pará
O período de inscrição para o CNH Social no estado do Pará será divulgado em breve. Contudo, as inscrições devem ser feitas no site do Detran PA. Este projeto, denominado CNH Pai D’Égua, visa beneficiar jovens de baixa renda e garantir a inclusão social.
Tarifas e circunstâncias diferentes podem levar a uma isenção. Primeira via da CNH A ou B e passagem para a categoria B para C. Por fim, qualquer atendimento às pessoas abrangidas pelo programa social CNH Pai D’Égua é realizado pessoalmente na sede do DETRAN ou no CIRETRAN.
Publicidade
CNH Social na Paraíba
As inscrições para este ano ainda não começaram. Dessa forma, o objetivo do programa de qualificação social na Paraíba é promover a qualificação profissional e a qualificação gratuita de motoristas de veículos automotores para pessoas de baixo poder aquisitivo. No ano passado foram emitidas mais de 1.500 cartas de condução social.
É possível obter a carta de condução de ciclomotores (ACC) e a primeira carta de condução nacional (CNH) para as categorias A ou B, bem como a conversão em categorias para C, D ou E e a renovação da Carteira de habilitação.
Por fim, esses são os três estados que esta oferecendo a habilitação gratuita.
[…] CNH Social: 3 estados oferecem carteira gratuita; veja regras […]