A princípio, em novo manifesto sobre a questão da PL 2630, Google diz que “este projeto de lei pode resultar em menos dinheiro para os criadores de conteúdo brasileiros e mais desinformação sendo gerada.
Publicidade
O projeto de lei 2630/2020, conhecido como Projeto de Lei das Fake News , ameaça o ecossistema de criação de conteúdo do YouTube, segundo o Google. Em um novo manifesto sobre o assunto, a empresa diz que essa lei pode fazer com que os YouTubers brasileiros ganhem menos dinheiro. Além disso, vai gerar mais desinformação e limita a capacidade de aplicar nossas políticas igualmente a todos.
O Google diz que, com o projeto de lei das fake news como está escrito hoje, os membros do legislativo no Brasil estariam isentos sobre essa lei. Isso impediria nossa prática de responsabilizar todos os criadores pelas mesmas políticas. Vídeos de legisladores protegidos que, de outra forma, seria removido, incluindo violência gráfica, fraude, assédio ou certas informações erradas sobre eleições, permaneceriam na plataforma.
Publicidade
Entretanto, ela acredita ainda que, quando as regras atuais do projeto entrarem em vigor. Canais que criam conteúdo jornalístico, conceito não claramente definido no projeto, seriam elegíveis para monetização mesmo que não atendessem aos padrões estabelecidos pela plataforma.
”Além disso, as grandes empresas de notícias poderiam exigir um contrato de compartilhamento de receita diferente do que oferecemos aos criadores. Incluindo criadores de notícias independentes. Queremos que todos os criadores possam ganhar sua parte dentro das mesmas regras, independentemente do tamanho ou há quanto tempo produzem conteúdo, informa a empresa.”
Publicidade
Dificuldade para criadores de conteúdo
Para o Google, o projeto significa mais dificuldade para os criadores e menos proteção contra maus atores.
”Do jeito que esta escrito escrito, o projeto não combate notícias falsas. Pelo contrário, isso dificulta nossa capacidade de combater a desinformação e cria um campo de jogo desigual quando se trata de pagar aos criadores e aplicar nossas políticas.”
Publicidade
O Google continua alertando sobre isso, como tem feito desde que o projeto de lei foi apresentado, o caso foi lançado em 2020.
Continua trabalhando em estreita colaboração com parlamentares brasileiros para encontrar uma legislação cuidadosa que realmente aborde o problema global da desinformação.
Publicidade
E permita que a nova classe de empreendedores criativos continue crescendo.
Mês passado em um dos manifestações sobre o PL 2630, o Google já havia dito que o projeto, como está, não combate a desinformação.
Veja também: Cashback de até 40% no PicPay para conta de água – Veja agora