A princípio, o Banco Central (BC) retomou o calendário de consultas e saques de dinheiro esquecido no banco financeiras. Nesta quarta (27) pessoas nascidas antes de 1967 já podem agendar saques de fundos no sistema de Valores a Receber criado pelo Banco Central (BC) para avisar e agendar saques de saldos remanescentes.
Publicidade
Conforme BC, 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas se cadastraram no sistema de consulta para verificar se possuem crédito em alguma instituição. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas identificaram a necessidade de receber os recursos.
Para não se perder ou ficar na dúvida, o site No Lugar Ideal preparou um tutorial de como agendar a retirada da lata para pegar o esquecido dinheiro. Em seguida, veja as etapas abaixo para retirar o dinheiro esquecido no banco:
Publicidade
Como sacar dinheiro esquecido no banco
- Entre no site valorareceber.bcb.gov.br na data e período de retirada informado na primeira consulta.
- Faça login com a conta Gov.br (nível Silver ou Gold) . Se você ainda não possui uma conta nesse nível, precisa se cadastrar no site ou no aplicativo Gov.br, ou aumentar o nível de segurança (no caso das contas Bronze). O BC orienta o correntista a não criar conta e ajustar o saldo no dia do resgate.
- Leia e aceite o termo de responsabilidade.
- Verifique o valor do sinistro, instituição que deve restituir o valor e origem (tipo) do o valor da reclamação. O sistema pode fornecer informações adicionais, se necessário. A primeira etapa da consulta apenas informava a existência de sinistros sem fornecer detalhes.
- Clique na opção apresentada pelo sistema: Solicite aqui: Remessa do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deve selecionar uma das teclas Pix e fornecer informações pessoais e salvar o número do registro caso precise entrar em contato com a instituição. Solicitação via instituição: O Banco não oferece reembolso do Pix. O usuário deve entrar em contato com o telefone ou endereço de e-mail fornecido para combinar a forma de saque com a instituição: Transferência Eletrônica de Fundos Disponíveis (TED) ou Documento de Crédito (DOC).
Por fim, é só seguir esse passo a passo que você ira conseguir fazer o saque do dinheiro esquecido no banco.