A princípio, a restituição do IR 2022 sobre o rendimento de 2022 é a devolução do valor mais ou menos pago ao IRS no ano anterior. Portanto, se uma diferença positiva for mostrada na declaração de retorno, isso significa que o contribuinte tem que pagar o restante do imposto.
Publicidade
Se for negativo, deve-se obter um saldo a receber, o contribuinte recebe o valor creditado na conta corrente ou poupança declarada.
Os valores devidos são pagos à vista ou parcelado com débito automático em conta corrente do contribuinte. Havendo reclamação, o valor é depositado na conta bancária do respectivo contribuinte pela Receita Federal.
Publicidade
A restituição do IR 2022 é feito em cinco parcelas de maio a setembro. A novidade do reembolso deste ano é que o contribuinte pode receber o dinheiro a ser restituído através do Pix. Além de pagar pelo Darf, que também pode ser feito via Pix.
Mas muitos pagadores de imposto têm dúvidas sobre como visualizar a restituição. Bem, vamos explicar isso a seguir. Há mais de um caminho.
Publicidade
Veja também:
Como receber até 65% de desconto na conta de luz? Saiba Agora
Publicidade
Como fazer a consulta do apagamento do IR 2022?
Para isso, basta acessar o site da Receita Federal ou o App Pessoa Física. Em seguida veja como fazer:
Publicidade
Pelo site da Receita Federal:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Informe o CPF, data de nascimento e clique no botão “Consultar”;
- Pronto! Uma página será aberta com a situação da sua restituição.
Pelo aplicativo Pessoa Física:
- Baixe o app Pessoa Física – disponível para Android e iOs;
- Faça login;
- Clique em “Consultar Restituição”;
- Pronto! Você terá acesso às informações.
Novo calendário da liberação dos lotes?
A primeira parcela das restituições será paga em 31 de maio, e terão prioridade estatutária, contribuintes maiores de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave e aqueles cuja principal fonte de renda seja a docência.
Depois disso, os reembolsos prioritários serão pagos após a data de envio da declaração. Quanto antes entregar, mais rápido o contribuinte poderá receber. Veja calendário:
- 1º lote – 31 de maio;
- 2º lote – 30 de junho;
- 3º lote – 29 de julho;
- 4º lote – 31 de agosto;
- 5º lote – 30 de setembro.