A princípio, encontrar um emprego formal com carteira assinada está se tornando uma das coisas mais difíceis para o brasileiros no momento.
Por causa disso, as pessoas estão procurando outras maneiras de garantir sua renda. Portanto, a maioria da população opta pelo trabalho remunerado sem ter nenhum registro oficial.
Publicidade
Nesse sentido, a população trabalha sem o auxílio da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Caso o registro não esteja presente na carteira, os direitos trabalhistas garantidos por lei serão afetados. Apesar de todas as opiniões, no entanto, a garantia pode ser realizada no mercado informal.
Veja também:
Publicidade
HOME OFFICE: OLX abriu centenas de vagas de emprego
Nubank abre vagas de emprego em diversos países
Publicidade
Saiba quais são direitos garantidos ao trabalhador?
Para quem trabalha com carteira assinada confere a ele muitos direitos estatutários que os empregadores devem cumprir, veja abaixo quais são seus direitos trabalhistas:
- Salário;
- Vale-transporte;
- FGTS;
- 13 salário;
- Horas extras;
- Licença maternidade;
- Aposentadoria;
- Adicional noturno;
- Férias (adicional de 1/3 do salário);
- Receber insalubridade e periculosidade (em caso de necessidade);
- Aposentadoria.
Para quem trabalha sem registro em carteira não tem os direitos acima. No entanto, você poderá apresentar comprovante de vínculo empregatício para que seus direitos sejam reconhecidos e você seja tratado como se estivesse trabalhando com carteira assinada.
Publicidade
Como fazer que seus direitos sejam reconhecidos?
Por fim, se você quiser conhecer seus direitos corretamente, você pode tomar medidas legais. Nesse sentido, as provas e comprovações do vínculo estabelecido entre contratante e contratado devem ser apresentadas ao juiz quanto à forma como foi estruturada essa relação de trabalho. A justiça, no entanto decidira o caso.