A princípio, o nova rodada de assessoria sobre o chamado dinheiro esquecido no banco ainda não tem data de início. Por conta da greve dos servidores, o Banco Central adiou a nova fase do Sistema de Valores a Receber, originalmente prevista para 2 de maio.
Publicidade
O BC diz que em breve anunciará a nova data de reabertura para que os clientes possam consultar se esqueceram dinheiro e também poderem sacar os valores. Ele também prometeu divulgar informações sobre os valores associados ao falecido.
Contudo, no final de abril, o BC informou que a greve dos oficiais prejudicou o plano de desenvolvimento das melhorias do SVR. Funcionários da agência vêm pressionando o governo por aumentos salariais desde o final do ano passado. Os servidores entraram em greve no início de abril. O movimento foi suspenso no final do mês passado, mas foi retomado em 3 de maio.
Publicidade
Dessa forma, o SVR é um serviço que permite que pessoas físicas e jurídicas verifiquem se deixaram fundos em bancos e outras instituições do sistema financeiro e, em caso afirmativo, saibam o valor e solicitem o reembolso.
Veja também:
Publicidade
Governo vai liberar o 13º salário do Auxílio Brasil em 2022? Saiba
Como sacar dinheiro esquecido no banco?
1. Acessar o site valoresareceber
Publicidade
1.Cadastre-se com a conta Gov.br
Caso o cidadão ainda não tenha uma conta neste nível, ele deve se cadastrar imediatamente ou aumentar o nível de segurança (para contas Bronze) no no site ou no aplicativo Gov.br.
Publicidade
BC aconselha o correntista a não sair para criar a conta e ajustar o nível no dia do planejamento do pagamento.
4. Leia e aceite o aviso.
Verifique o saldo disponível, a instituição que deve reembolsar o valor e a origem (tipo) do valor do sinistro. O sistema pode fornecer informações adicionais, se necessário.
5. Clique na opção apresentada pelo sistema:
Solicite aqui: para devolver o valor em até 12 dias úteis via Pix. O usuário deve selecionar uma das teclas Pix, fornecer informações pessoais e salvar o número do registro caso precise entrar em contato com a instituição.
Solicitação via instituição: destinada a usuários que não possuem Pix. Nesse caso, é necessário entrar em contato com o telefone ou e-mail informado para combinar a forma de saque com a instituição.
Importante: na tela de informações dos valores do sinistro, o cidadão deve consultar os canais de atendimento da instituição clique Em seu nome.
Fique sempre atento aos cuidado com golpes
O BC pede que os cidadãos tomem cuidado e não caiam em golpes: nunca cliquem em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram e não efetuem nenhum pagamento para acessar os valores.
Por fim, nem o BC nem os bancos vão solicitar qualquer informação pessoal, muito menos senhas, para liberar o dinheiro.