A energia eólica no mar é uma das novas fronteiras energéticas alternativas do mundo. Segundo a associação do setor ABEEólica, a energia eólica offshore ainda não está sendo gerada no Brasil.
Publicidade
Entretanto, o decreto nº 10.946, publicado em janeiro de 2022, pode mudar isso. A portaria, que entrará em vigor em julho, regulamenta critérios técnicos, requisitos e estudos obrigatórios. Também lista os órgãos que respondem e são responsáveis por analisar, aprovar e formalizar o andamento de cada fase do projeto.
Veja também:
Publicidade
Tesla Model X: preço, consumo e desempenho – Conheça agora
No entanto, ainda não há data para o primeiro leilão. A ABEEólica prevê que ocorra em 2023 e destaca que há um potencial de 700 GW para o segmento, com 100 GW de projetos já esta sendo analisado pelo Ibama.
Publicidade
Um dos pontos negativos é que as areas offshore podem afetar a indústria pesqueira, principalmente quando esta construindo as turbinas.
Sobre a ABEEólica
A ABEEólica congrega mais de 100 empresas de toda a cadeia produtiva do setor eólico, onshore e offshore, e tem como principal objetivo trabalhar pelo crescimento, consolidação e sustentabilidade dessa indústria no Brasil.