O prazo de entrega do Imposto de Renda (IR) 2022 termina em 31 de maio. Pensando nisso, os contribuintes já podem saber quando devem receber a restituição do Imposto de Renda.
Publicidade
Por isso, a Receita Federal tem o calendário dividido em 5 lotes até o mês de setembro deste ano.
Veja também:
Publicidade
Web design: 5 dicas que você não pode ignorar em 2022
Restituição do Imposto de Renda será pago em 5 lotes; Saiba quando Sacar
Dessa forma, o valor do imposto a ser pago ou a restituir é baseado na soma de todos os rendimentos e dentro da faixa de rendimentos de cada contribuinte. O lote inicial de restituições do imposto de renda começará a ser pago em 31 de maio. Ou seja, no mesmo prazo final da declaração do IR 2022.
Publicidade
Entretanto, o contribuinte recebe a informação assim que preencher a declaração se tem ou não direito à restituição.
Contudo, o Ministério da Fazenda prioriza a restituição do imposto de renda até a data-chave de entrega da declaração. Portanto, quem declarar primeiro tem prioridade no recebimento e pode ganhar o dinheiro nos primeiros lotes.
Publicidade
Antes disso, porém, os idosos, as pessoas com deficiência, as pessoas com doenças graves e os professores têm prioridade na lista.
É importante destacar que o ressarcimento do valor é o excedente pago antes do cálculo de liquidação anual ou retido na fonte. Ou seja, quando o contribuinte paga mais impostos do que deveria.
Publicidade
Por isso, muitas pessoas têm valores a ganhar e outras não. Portanto, é importante ter cuidado ao relatar. Isso ocorre porque as despesas dedutíveis geram a restituição do imposto de renda.
Em seguida, veja o novo calendário do imposto de renda 2022 logo abaixo:
- lote: 31 de maio;
- lote: 30 de junho;
- lote: 30 de julho;
- lote: 31 de agosto;
- lote: 30 de setembro.
Por fim, se gostou desse artigo, siga nosso portal diariamente para se manter informado.