Todos os dias, os consumidores recorrem a mecanismos de busca como Google, Yahoo e Bing para encontrar o que estão procurando. Na verdade, o Google processa em média mais de 40.000 consultas de pesquisa por segundo . São 3,5 bilhões de buscas por dia!
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Dada a prevalência da pesquisa on-line, não é de surpreender que todas as empresas desejem aparecer no topo dos resultados de pesquisa quando um consumidor estiver procurando por um determinado produto ou serviço que fornece.
No entanto, a realidade é que alcançar esse cobiçado topo do ranking exige mais do que apenas um ótimo negócio e presença online. Ou seja, requer ter uma sólida estratégia de otimização de mecanismos de busca (SEO) em vigor.
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Em poucas palavras, os mecanismos de pesquisa atendem a duas funções principais: rastrear e criar um índice. Em seguida, gerar uma lista classificada de sites com base no que o mecanismo de pesquisa considerou mais relevante para os usuários.
A utilização de SEO é fundamental para melhorar a visibilidade do site da sua marca, melhorando sua classificação de pesquisa orgânica. Quando implementado de maneira estratégica, o SEO pode ajudar a direcionar mais tráfego para seu site, melhorar seu ROI, gerar mais leads e aumentar o reconhecimento geral da marca para o seu negócio.
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Como ponto de partida para sua estratégia de SEO, use estas cinco dicas fundamentais para melhorar o ranking de busca orgânica da sua marca:
1. Identifique suas palavras-chave alvo
Um dos primeiros passos para desenvolver uma estratégia de SEO que se alinhe com seus objetivos de negócios é identificar suas palavras-chave alvo – ou seja, as palavras e frases primárias que incorporam sua marca e seu conteúdo.
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Ao realizar uma pesquisa de palavras-chave usando ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google Ads , WordStream ou Wordtracker.
Você pode determinar quais palavras-chave são mais relevantes para seu público-alvo — insights que ajudarão você a expandir a visibilidade e o alcance do conteúdo do seu site nos resultados de pesquisa.
Em última análise, isso cria a base para sua estratégia de conteúdo, orientando você a criar conteúdo valioso especificamente direcionado ao seu público.
Em geral, uma boa regra para sua estratégia de SEO é focar na otimização do conteúdo do seu site com 1-3 palavras-chave. Embora isso possa parecer um número pequeno, incorporar muitas palavras-chave pode realmente prejudicar seu SEO. Porque os mecanismos de pesquisa consideram esse preenchimento de palavras-chave.
A prática de preencher uma página da Web com os mesmos termos-alvo em um esforço para obter uma classificação mais alta.
2. Aperfeiçoe seu SEO na pagina
Simplificando, o SEO na página é o processo de otimizar páginas da web individuais com palavras-chave de destino para que elas tenham uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa, atraiam mais tráfego e convertam mais visitantes. A implementação do SEO on-page é um componente essencial para aumentar o ranking de pesquisa online do seu negócio.
Depois de identificar as palavras-chave de destino da sua marca, a próxima etapa é otimizar suas páginas da web incorporando as palavras-chave em cada uma dessas áreas principais:
- Estrutura de URL – Embora os URLs desempenhem um papel pequeno quando se trata de classificação de SEO, um URL bem otimizado permite que visitantes e mecanismos de pesquisa identifiquem e entendam facilmente qual é o destino do link.
- Tag de título – Uma tag de título é um elemento simples, mas essencial, do SEO on-page – é o título principal que aparece nos resultados da pesquisa e na barra de título na parte superior do navegador da web.
- Corpo do texto – O conteúdo do corpo é o texto principal da sua página da web e o local mais importante para incluir palavras-chave, pois contém a maior parte das informações que seus visitantes estão procurando.
- Meta descrição – As meta descrições aparecem nos resultados da pesquisa e fornecem um breve resumo sobre uma página da web. Assim, se a sua meta descrição incluir suas palavras-chave alvo, é mais provável que sua página da web atraia visitantes.
- Tag H1 – A tag H1 é o título principal que os usuários verão ao visitar sua página da web. Seu objetivo é indicar o que a página da web envolve e, como tal, deve conter palavras-chave que sejam relevantes para o conteúdo da página.
- Atributo ALT da imagem – Outra maneira de aumentar sua classificação de SEO é adicionar palavras-chave aos atributos ALT da imagem, que fornecem texto alternativo para descrever suas imagens no caso de um usuário não conseguir visualizá-las. Esses atributos também são mostrados como uma dica de ferramenta quando você passa o mouse sobre uma imagem.
Usar um plug-in de classificação na página – como o WordPress Yoast SEO , o Website Grader da HubSpot ou o Moz On-Page Grader – é uma ótima maneira de visualizar como seu SEO na página se destaca.
Em seguida, você pode ajustar as páginas da web do seu site de acordo para melhorar ainda mais sua classificação de pesquisa.
3. Desenvolva uma estratégia de conteúdo matadora
Os mecanismos de pesquisa favorecem sites que são atualizados regularmente com conteúdo novo e de alta qualidade. Portanto, para desenvolver uma estratégia de conteúdo que direcione o tráfego para seu site, um dos seus principais objetivos deve ser criar conteúdo de qualidade e otimizado para pesquisa.
Dito isso, embora “o conteúdo é rei” possa ser um mantra popular, nem todo conteúdo é um bom conteúdo.
Para tirar o máximo proveito de sua estratégia de conteúdo, crie e publique o tipo de conteúdo que ajudará sua marca a construir autoridade tópica. Ou os principais tópicos nos quais você deseja ser conhecido como especialista – enquanto aproveita palavras-chave relevantes e direcionadas.
Depois de identificar seus objetivos de conteúdo e tópicos principais, o próximo passo será construir sua estratégia de conteúdo.
No entanto, lembre-se de que diferentes partes do funil de vendas exigem diferentes tipos de conteúdo , pois as necessidades do seu público serão diferentes à medida que avançam na jornada do comprador.
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Ter um blog é uma ótima maneira de preencher seu site com conteúdo de alta qualidade que seja relevante, valioso e/ou interessante para seus visitantes. Contudo, ajudando sua marca a criar mais autoridade na página e ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.
De fato, empresas com blogs geram 67% mais leads mensalmente do que aquelas sem blog.
Esse conteúdo pode ser promovido em outros canais – como mídia social, e-mail e publicidade digital – para direcionar ainda mais tráfego de volta ao seu site.
4. Domine as táticas de criação de links
Outro elemento-chave de uma estratégia eficaz de SEO é implementar táticas de criação de links externos, internos e internos . Uma das principais maneiras que os mecanismos de busca como o Google avaliam e classificam a qualidade do conteúdo do site é por meio de backlinks, ou links “inbound”, uma forma de SEO off-page.
São links de um domínio externo que indicam para uma de suas páginas da web. Sites com mais backlinks de alta qualidade de outras fontes relevantes e respeitáveis tendem a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.
Um ótimo método para atrair backlinks de alta qualidade é através de guest blogging, criação de conteúdo útil ou interessante, distribuição de infográficos ou promoção de um evento. Concentre-se na qualidade, e não na quantidade, dos links que você está atraindo de outros sites relevantes para sua empresa ou setor.
Uma tática adicional de criação de links é incorporar uma mistura de links internos ou links para outra página em seu próprio site e links externos ou links de seu site para outra fonte respeitável. Um blog, em particular, é um ótimo lugar para alavancar esses links internos e externos.
5. Republique seu conteúdo existente
Um dos principais benefícios de ter um blog é o valor de SEO que ele oferece. É também uma ótima maneira de manter seu site atualizado e atualizado.
Como nem todas as postagens de blog que você cria terão a visibilidade que merecem. É importante reservar um tempo para dar uma nova vida ao conteúdo de alto desempenho que ainda é relevante e valioso, atualizando-o ou republicando-o com novos conteúdos e imagens.
Isso não apenas estenderá a longevidade do seu conteúdo, mas otimizará ainda mais o seu site enquanto aproveita o valor de SEO existente que seu conteúdo acumulou ao longo do tempo. Na verdade, atualizar postagens antigas do blog pode aumentar o tráfego de pesquisa orgânica para o seu site em até 112%.
Dito isso, nem todas as postagens do blog são criadas da mesma forma – algumas valem mais do que outras quando se trata de SEO. Como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo, é importante planejar estrategicamente para quais postagens de blog vale a pena atualizar para gerar os melhores resultados de pesquisa.
Um bom lugar para começar é criar um inventário de todo o conteúdo. Em seguida, dê uma olhada nas estatísticas de tráfego do seu site e determine quais postagens:
- Apresenta informações mais detalhadas
- São mais propensos a serem compartilhados pelos leitores
- Tenha uma taxa de conversão mais alta
- Melhor ressoar com seus leitores (ou seja, mais tempo na página, menor taxa de rejeição)
Como regra geral, uma prática recomendada é atualizar e/ou republicar conteúdo antigo a cada 3-6 meses, dependendo da frequência de seus esforços de criação de conteúdo.
Depois de otimizar seu site para pesquisa, é essencial que você continue monitorando regularmente seu desempenho usando uma ferramenta de análise como o Google Analytics para determinar quais palavras-chave e origens de tráfego estão produzindo mais conversões.
Por fim, esses dados ajudarão a identificar as melhores palavras-chave a serem segmentadas com sua estratégia de conteúdo avançando. Para obter os melhores resultados e quais palavras-chave você deve abandonar completamente.