À medida que a inteligência artificial (IA) continua a crescer e mudar o cenário do marketing digital, os chatbots têm aumentado rapidamente em popularidade, principalmente no espaço so MD. Impulsionados pela IA, os chatbots são usados para estimular conversas online com usuários humanos, proporcionando uma experiência altamente personalizada em tempo real.
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Embora muitas vezes se suponha que os chatbots sejam mais úteis para o marketing B2C, as empresas B2B na verdade representam 58% – mais da metade – dos sites que usam a tecnologia chatbot . À medida que a IA continua avançando, o mercado de chatbots deverá atingir mais de US$ 1,2 bilhão globalmente até 2025.
Aqui estão quatro razões principais pelas quais sua empresa B2B deve incorporar um chatbot em sua estratégia de marketing digital em 2022:
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1. Automatize tarefas com chatbots para economizar tempo e dinheiro
As empresas estão sempre procurando maneiras de economizar tempo e dinheiro – e os chatbots automatizados são uma solução perfeita. De acordo com a IBM, as empresas gastam mais de US$ 1,3 trilhão por ano para atender às solicitações dos clientes . Os chatbots reduzem esse custo em 30%, acelerando o tempo de resposta do cliente, permitindo que os funcionários se concentrem em tarefas mais difíceis e respondam até 80% das perguntas de rotina.
Por exemplo, a RPM International Inc. , líder global em revestimentos e selantes especiais, incorporou recentemente um chatbot automatizado em seu recente redesenho de site . Em menos de seis meses, o chatbot alcançou uma taxa de correspondência de 80% para as perguntas rotineiras dos usuários.
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Os chatbots podem lidar com um número ilimitado de perguntas, gerar a mesma resposta para vários usuários e exigir pouco tempo para adicionar perguntas frequentes à base de conhecimento antes de começar a produzir respostas automatizadas.
Além disso, como é impulsionado por inteligência artificial, o chatbot aprende continuamente novas perguntas e respostas, juntamente com variantes de outras perguntas, permitindo que ele vincule perguntas relacionadas a respostas na base de conhecimento.
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Além de serem repetitivas, algumas consultas B2B são demoradas e exigem que vários departamentos trabalhem juntos para estabelecer uma resposta aprovada. Se o chatbot lidar automaticamente com essas tarefas repetitivas, os membros da equipe ficam liberados para lidar com problemas mais complexos.
Ao integrar um chatbot ao seu marketing B2B, sua empresa pode agilizar o atendimento ao cliente e reduzir significativamente o tempo de resposta do usuário, reduzindo assim o tempo e o dinheiro necessários para manter os visitantes do seu site engajados e informados a longo prazo.
2. Chatbots melhoram sua geração de leads e marketing digital geral
Os chatbots são uma ótima plataforma para automatizar o conteúdo de marketing e gerar leads B2B . Um dos maiores desafios ao gerar leads de qualidade é garantir que eles recebam uma interação regular e personalizada.
Isso exige que respostas precisas e na marca sejam apresentadas em tempo hábil. Como os chatbots oferecem disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, os leads provavelmente terão suas perguntas respondidas mais rapidamente, levando a uma experiência positiva do cliente.
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Além disso, os chatbots podem ajudar a nutrir e converter leads. Os bots automatizados são surpreendentemente ótimos para gerar conversas, e a maioria dos usuários conversará abertamente com um chatbot – às vezes mais do que com um humano.
Se equipados com as informações e itens de download apropriados, os chatbots podem fornecer aos usuários respostas relevantes, oferecendo conteúdo gratuito para download, como e-books, para aumentar a geração e a conversão de leads.
3. Use chatbots para aprimorar seu atendimento ao cliente
Os clientes querem saber que são apreciados e importantes para o seu negócio. A maioria dos usuários prefere interações simples, informações precisas e atendimento rápido. Isso geralmente significa que eles preferem se comunicar por bate-papo, em vez de por telefone.
O helpdesk do chatbot garante que os clientes possam ser atendidos com suporte rápido a qualquer momento. Ao ativar o recurso de bate-papo ao vivo, os helpdesks podem ser usados por bots, representantes de atendimento ao cliente ou uma combinação de ambos. Isso ajuda a manter as perguntas organizadas e permite que cada usuário sinta que está recebendo uma resposta personalizada, mesmo que automatizada.
De fato, de acordo com o Content Marketing Institute, 80% dos consumidores são mais propensos a comprar de marcas que personalizam ofertas . Ao usar chatbots, as empresas podem automatizar essa personalização enquanto continuam a construir e nutrir um pipeline de leads qualificados.
4. Incorpore a análise de dados ao seu marketing digital
A análise de dados é uma parte importante de qualquer estratégia de marketing digital, fornecendo insights oportunos e relevantes que ajudam as empresas a tomar decisões inteligentes e baseadas em dados.
Os dados do chatbot analisam as conversas de um bot e oferecem insights sobre seu desempenho geral e satisfação do usuário. Esses dados podem ser usados para:
- Obtenha informações valiosas sobre as tendências do cliente
- Aumente a vantagem competitiva da sua empresa
- Saiba mais sobre os usuários e suas perguntas mais frequentes
- Melhore o desempenho geral do seu negócio
Ao fornecer às empresas essas informações importantes, os dados avançados do chatbot podem ser usados para prever o comportamento do usuário e até mesmo oferecer insights sobre as perspectivas futuras de uma empresa.
Isso permite que as empresas saibam mais sobre seus clientes do que nunca, ficando um passo à frente da concorrência.