O prazo para entrega das declarações de imposto de renda está quase no fim. O prazo é até 31 de maio. Esta é também a data em que a restituição do imposto de renda será pago. Este ano, A Receita Federal devolverá o dinheiro em cinco parcelas. Confira o calendário completo.
Publicidade
Contudo, sendo repetido pelo terceiro ano seguido, a Receita Federal prorrogou o prazo para a declaração. Os contribuintes ganharam mais de um mês a mais para apresentar todos os documentos exigidos.
Veja também:
Publicidade
Auxílio Brasil: pagamento de Maio será na semana que vem; veja calendário
Pagamento da restituição do IR
Antes de falarmos sobre o pagamento da restituição, é importante lembrar que quem não entregar a declaração dentro do prazo pode ser pego. O contribuinte é devedor da Receita Federal e paga multa.
Publicidade
Se você já declarou o Imposto de Renda, é importante ficar de olho na restituição. Tal como nos anos anteriores, o plano de regresso segue uma sequência de prioridades.
Além dos contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave, os primeiros beneficiários são também as pessoas com mais de 60 anos. A propina é a sua maior fonte de salário.
Publicidade
Depois disso, a Receita Federal segue o calendário com base na data da declaração. Em ordem, aquele que declara primeiro é retornado primeiro.
Os lotes vão ser pagos de maio até setembro. Em seguida, veja abaixo as datas de pagamento da restituição:
1º lote: liberado em 31 de maio de 2022;
2º lote: liberado em 30 de junho de 2022;
3º lote: liberado em 30 de julho de 2022;
4º lote: liberado em 31 de agosto de 2022;
5º lote: liberado em 30 de setembro de 2022.
Publicidade
A previsão é que a consulta do primeiro lote de restituição seja liberada a partir do dia 24 de maio. Para saber quando pode ser obtido, o contribuinte deve acessar o site Meu Imposto de Renda.
Depois disso, basta clicar em “Ver Reembolso” e fornecer o CPF, ano da declaração e data de nascimento.
Por fim, se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais.