A Caixa Econômica Federal anunciou as novas datas para poder fazer pedido de saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2022.
Publicidade
As verbas já foram liberadas pelos bancos para moradores de mais de 100 cidades dos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, após as fortes chuvas e enchentes que atingiram as comunidades.
Veja também:
Publicidade
Esta é um tipo de serviço do FGTS liberada em caso de calamidade pública ou situação de emergência e reconhecida por decretos municipais e do distrito federal.
Publicidade
Para que esse saque seja feito, o trabalhador deve ter saldo positivo na conta do fundo e não ter feito nenhum saque de calamidade nos últimos 12 meses.
O pagamento máximo por desastre é de R$ 6.220 por pessoa cada vez que ocorre um desastre natural, desde que respeitado o intervalo de 12 meses. Abaixo estão as situações em que é permitida a privação de calamidade do FGTS:
Publicidade
- Enchentes ou inundações graduais;
- Enxurradas ou inundações bruscas;
- Alagamentos;
- Inundações litorâneas provocadas pela brusca invasão do mar;
- Precipitações de granizos;
- Vendaval ou tempestades;
- Vendavais muito intensos ou ciclones extratropicais;
- Vendavais extremamente intensos, furacões, tufões ou ciclones tropicais;
- Tornados e trombas d’água;
- Desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais.
Após o decreto municipal à União, o governo federal transmite os dados à Caixa Econômica Federal, que credita os valores aos beneficiários do respectivo município.
Como sacar o FGTS calamidade publica?
Esse aplicativo criado pela Caixa permite que o cidadão consulte os saldos das contas do FGTS. Acompanhe os feitos pelo empregador e ainda solicite alguns tipos de saques como casos de doença grave, falecimento ou aposentadoria.
Publicidade
O trabalhador deve apresentar para solicitar a retirada do desastre:
- Documento de identificação;
- Comprovante de residência no nome do trabalhador emitido nos últimos 120 dias anteriores ao decreto de calamidade pública (contas de água, luz, gás, telefone, internet, etc.);
- Uma selfie para comprovar que a solicitação está sendo feita pelo titular da conta do Fundo de Garantia.
Veja o passo a passo em seguida de como pedir o saque calamidade do FGTS:
- Abra o aplicativo do FGTS e faça login com as informações de cadastro da Caixa;
- Selecione a opção “Meus Saques”, depois clique em “Outras situações de Saques”;
- Escolha a opção “Calamidade Pública” e digite o nome do município em que você mora e clique em “Continuar”;
- Na próxima etapa, escolha o tipo de conta em que deseja receber o seu FGTS: se prefere crédito em conta bancária de qualquer instituição ou saque presencial;
- Faça o envio dos documentos solicitados (listados acima) e confirme;
- Após isso, os dados serão enviados para a Caixa que irá analisar a solicitação e liberar o valor na conta do trabalhador se ele estiver apto ao saque calamidade.
Por fim, se gostou desse conteúdo, compartilha com seus amigos e familiares para ajudar mais pessoas.