A Caixa Econômica Federal liberou o dinheiro esquecido do PIS/Pasep dos trabalhadores. Quem exerce atividade com carteira assinada tem direito ao abono salarial, que é pago anualmente ao trabalhador que ganha até dois salários mínimos.
Publicidade
Veja também:
13º INSS: Confira como consultar seu extrato apenas com o CPF – Veja
Publicidade
O complemento salarial paga um salário mínimo (R$ 1.212) para quem trabalhou 12 meses no ano-base, ou um valor pro rata para quem trabalhou 30 dias com carteira assinada.
A Caixa libera o valor para quem não sacar o PIS/Pasep referente ao ano-base 2020, cujo pagamento foi liberado em 8 de fevereiro e encerrado em 31 de março deste ano. Segundo o Ministério do Trabalho, cerca de 478 mil trabalhadores ainda não receberam o valor, sendo 125.624 referentes ao PIS e 353.100 ao Pasep.
Publicidade
Dinheiro esquecido PIS/Pasep
O Programa de Integração Social (PIS) é para trabalhadores da iniciativa privada e a Caixa Econômica Federal é responsável pelo seu pagamento.
O Programa de Criação de Riqueza para Funcionários Públicos (Pasep) é de responsabilidade do Banco do Brasil.
Publicidade
Os dinheiros são pagos de acordo com o número de meses trabalhados com carteira assinada. Por exemplo, quem trabalhou 6 meses no ano base 2020 receberá o valor de R$ 606,00.
Se quiser saber se você esqueceu dinheiro no PIS/Pasep você pode consultar o aplicativo Cartão de Trabalho Digital. Para isso, você precisa fazer login usando uma conta Gov.br.
Publicidade
As pessoas que tinham direito ao abono salarial, mas não estavam seguradas, podem receber os valores. Basta solicitar o saque do PIS/Pasep, que está disponível nas secretarias estaduais de emprego por meio de reclamação administrativa.
Por fim, o formulário de solicitação de liberação do saque do PIS está disponível. Um guia passo a passo para receber o bônus salarial pode ser visto no site do governo fazendo login.