Após o anúncio da suspensão do oferecimento do empréstimo do Auxílio Brasil pela Caixa Econômica Federal, diversos beneficiários ficaram preocupados com a possibilidade de perderem o empréstimo.
Publicidade
Embora o Tribunal de Contas da União (TCU) tenha recomendado a suspensão na última segunda-feira (24), o Ministério da Cidadania autorizou outros onze bancos a disponibilizarem o crédito aos beneficiários do programa de transferência de renda.
O que acontece com empréstimos já solicitados?
Após a recomendação da suspensão, a Caixa emitiu um comunicado na noite da segunda-feira (24) informando que tomou conhecimento sobre o despacho do ministro e que atenderia ao recomendado pela instituição. Assim, a Caixa informou que não há previsão para liberação dos valores de empréstimos aprovados na data do despacho nas próximas 24 horas.
Publicidade
Quais bancos foram autorizados a oferecer o consignado do Auxílio Brasil?
Entre os doze bancos autorizados a disponibilizar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, apenas três estão operando: Caixa Econômica Federal, Pintos S/A Créditos (Pincred) e QI Sociedade de Crédito S/A, por meio da fintech meutudo.
Os outros bancos aguardam a conclusão do processo de análise, como o Banco Pan, ou desistiram de disponibilizar o crédito, como a Facta Financeira e o Banco Daycoval. Confira quais bancos foram autorizados a oferecer o empréstimo do Auxílio Brasil:
Publicidade
- Caixa Econômica Federal;
- Banco Agibank S/A;
- Banco Crefisa S/A;
- Banco Daycoval S/A;
- Banco Pan S/A;
- Banco Safra S/A;
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento;
- Pintos S/A Créditos;
- QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.
Onde posso pedir o empréstimo consignado do benefício?
O Pincred está oferecendo a menor taxa de juros sobre o consignado do Auxílio Brasil. A instituição proporciona a contratação do crédito com taxas a 2,89% ao mês.
A QI Sociedade de Crédito S/A, através da meutudo, proporciona taxas a partir de 3,39% ao mês.
Publicidade
As taxas de juros do empréstimo consignado do Auxílio Brasil foram definidas pela Portaria nº 816/2022, que regulamenta o oferecimento do crédito pessoal. De acordo com a norma, o teto das taxas de juros é de 3,5% ao mês.
Empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi suspenso apenas na Caixa
A suspensão do oferecimento do crédito pela Caixa se deu devido ao fato de o banco ser uma instituição pública. A análise deve verificar se a Caixa Econômica Federal está cumprindo a avaliação de risco prevista na Lei das Estatais, garantindo o controle da empresa pública.