O Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil inicia nesta segunda-feira (10). Assim, com a medida, as pessoas cadastradas no programa social podem pegar o dinheiro emprestado com parcelas descontadas diretamente da fonte.
Publicidade
De acordo com a portaria que regulamenta o serviço, o valor máximo do empréstimo é de R$ 160, isto é, 40% dos R$ 400 previstos para o valor das parcelas do Auxílio Brasil em 2023.
Contratação do empréstimo
Primeiramente, é preciso destacar que somente o responsável pela família que recebe o auxílio pode solicitar o empréstimo. Assim, a contratação do serviço não é obrigatória e só acontecerá caso haja pedido formal do solicitante ao banco.
Publicidade
Desse modo, para aqueles que desejarem contratar a modalidade precisarão apresentar os seguintes dados a instituição financeira:
- CPF (Cadastro de Pessoa Física);
- RG (Registro Geral) ou CNH (carteira Nacional de Habilitação);
- Termo de autorização do processo de abertura assinado (pode ser assinatura digital);
- questionário sobre orientações de educação financeira assinado.
Quais bancos vão oferecer o empréstimo?
Confira, a seguir, quais são os 12 bancos que receberam autorização do governo para ofertar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil:
Publicidade
- Caixa Economica Federal;
- Banco Agibank S/A;
- Banco Crefisa S/A;
- Banco Daycoval S/A;
- Banco Pan S/A;
- Banco Safra S/A;
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento;
- Pintos S/A Créditos;
- QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Valor sociedade de Crédito Direto S/A;
- Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.
Parcelas e juros
Primeiramente, o empréstimo pode ser dividido em até 24 parcelas com juros de até 3,5% ao mês. Contudo os bancos podem oferecer prestações com juros menores, dependendo da proposta da instituição. Assim, se houver atraso no pagamento de alguma parcela, a próxima prestação terá acréscimo de juros.
Questionário do Consignado do Auxílio Brasil
É preciso destacar que os beneficiários do programa que desejarem contratar o empréstimo deverão preencher um questionário. Assim, entre as perguntas estão se ficou claro o valor do empréstimo, a taxa de juros mensal, o valor total que deve ser pago no fim do contrato e o prazo do empréstimo, além do valor da parcela e até quando ela deve ser paga.
Publicidade
Além disso, ainda será perguntado se o beneficiário do programa já fez as contas para ter certeza de que conseguirá conciliar as parcelas com os gastos do dia a dia. Há, ainda, o seguinte trecho na portaria:
“O empréstimo consignado do Auxílio Brasil é uma opção que deve ser utilizada apenas nos casos em que você realmente tem um problema que não pode resolver sem fazer essa contratação. Verifique se alguém da sua família ou da sua comunidade pode oferecer outra solução, onde você não precise pagar juros”
Publicidade