Diante das normas estabelecidas pelo empréstimo do Auxílio Brasil, beneficiários negativados estão aptos a solicitar o empréstimo. Isso porque a regulamentação não apresenta regras que impeçam uma pessoa com o nome sujo de fazer uso do recurso.
Publicidade
É válido destacar que as empresas que trabalham com o empréstimo consignado do programa social podem estabelecer regras internas quanto à condição. Por essa razão, é importante que o segurado esteja atento.
Consignado do Auxílio Brasil para quem tem nome sujo
Com regras próprias, o Banco Pan é uma das instituições financeiras que não libera o empréstimo para beneficiários negativados. No caso da Caixa Econômica Federal, o crédito é oferecido com maior facilidade, mesmo diante de algumas restrições, como a exemplo de dívidas em atraso com o próprio banco.
Publicidade
A medida tomada pelas instituições financeiras de impedir que negativados tenham acesso ao crédito se dá devido à possibilidade de prejuízos futuros, uma vez que, caso o beneficiário tenha o Auxílio Brasil cancelado não terá como quitar com a dívida.
Bancos que oferecem o empréstimo do Auxílio Brasil
Durante meses, as instituições financeiras realizaram movimentações de aproximação e afastamento da iniciativa do consignado do Auxílio Brasil. Diante do regulamento, os bancos precisam manifestar o interesse de conceder o serviço ao Ministério da Cidadania.
Publicidade
Até o momento, o governo liberou que doze instituições pudessem trabalhar com o produto. Apesar disso, empresas como Agibank, Daycoval, Banco Safra e Facta desistiram de oferecer o consignado aos beneficiários, restando:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco Crefisa S/A;
- Banco Pan S/A;
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Pintos S/A Créditos;
- QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.
Com exceção da Caixa e do Banco Pan, as instituições ainda não se manifestaram quanto à aprovação.