O Ministério da Cidadania já autorizou 12 instituições bancárias a ofertarem o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. No entanto, apenas três dos bancos liberados pelo governo estão oferecendo a oportunidade de contratação mais rápida. São eles:
Publicidade
- Pincred (Pintos S/A Créditos) – 2,85% de juros ao mês;
- Meu Tudo/QI – com taxa de 3,39% ao mês;
- Caixa – 3,45% de juros ao mês.
Apesar de se diferenciarem quanto a algumas condições de contratação, como o valor da taxa de juros mensal, todos eles dão o prazo de 48 horas úteis para o dinheiro chegar a conta. A análise para liberar o empréstimo consignado ao beneficiário é que pode variar conforme o tempo que a instituição vai levar para decidir autorizar o crédito.
Instituições financeiras habilitadas para operar o empréstimo Auxílio Brasil
- Caixa Econômica Federal
- Banco Agibank S/A
- Banco Crefisa S/A
- Banco Daycoval S/A
- Banco Pan S/A
- Banco Safra S/A
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A
- Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento
- Pintos S/A Créditos
- QI Sociedade de Crédito Direto S/A
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A
- Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A
O consignado pela Caixa
O empréstimo pode ser solicitado por cerca de 20,6 milhões de famílias que recebem o Auxílio Brasil, mas apenas o responsável familiar que recebe o benefício há pelo menos 90 dias, e que não tenha deixado de comparecer a qualquer convocação do Ministério da Cidadania, poderá autorizar os descontos pela Caixa.
Publicidade
Para pedir o crédito, há alguns meios disponíveis. Assim, a solicitação pode ser feita por meio do aplicativo Caixa Tem e em mais de 26 mil pontos de atendimento presencial da Caixa, como agências, correspondentes bancários e lotéricas.
Também ficou estabelecido pela regulamentação que o empréstimo poderá ser dividido em 24 meses. A Caixa firmou o comprometimento mínimo de R$ 15 e o máximo de 40% da parcela referente a quantia mínima do valor permanente do benefício.