13º salário do INSS em 2023 está realmente confirmado? Essa é a dúvida de milhões de beneficiários do INSS, entre aposentados, pensionistas e outros segurados da Previdência Social.
Publicidade
Nos últimos anos, devido à pandemia de Covid-19, o governo decidiu antecipar o saque da remuneração extra. Sendo assim, será que o mesmo acontecerá em 2023 para os aposentados e pensionistas do órgão?
Diferentemente do que muita gente pensa, a maioria dos beneficiários do INSS tem direito a receber o pagamento do 13º salário. Em via de regra, as parcelas são depositadas no final do ano, na mesma época em que os trabalhadores de carteira assinada recebem o benefício. Dessa forma, como fica a situação do 13º salário do INSS em 2023? Explicamos abaixo tudo que você precisa saber, de acordo com informações oficiais.
Publicidade
13º salário do INSS continua em 2023
Como citamos anteriormente, grande parte dos segurados da Previdência Social podem solicitar os pagamentos do 13º salário.
Todos os aposentados e pensionistas, por exemplo, garantem acesso à remuneração extra. Por outro lado, quem recebe os benefícios assistenciais da autarquia – como o Benefício de Prestação Continuada, por exemplo – não podem solicitar esse abono.
Publicidade
Na maioria das vezes, o pagamento do 13º salário do INSS é realizado entre os meses de novembro e dezembro. Por isso, esse pagamento também é conhecido como “abono de Natal”.
Desde 2020, no entanto, o depósito do 13º salário do INSS é adiantado para o primeiro semestre. A principal justificativa dessa antecipação é auxiliar os aposentados e pensionistas em meio ao período mais complexo da pandemia de Covid-19.
Publicidade
Em 2022, por exemplo, o salário extra para aposentados e pensionistas foi depositado entre abril e junho. É por isso que, atualmente, os beneficiários querem saber: essa antecipação continua em 2023?
Tudo sobre o 13º salário do INSS em 2023
Pelo menos até o momento, os representantes do governo Lula não se manifestaram sobre o potencial adiantamento do abono de Natal, que foi pago no primeiro semestre entre 2020 e 2022.
Publicidade
Por outro lado, o governo também não falou sobre a volta do calendário ao patamar inicial, no qual os pagamentos só eram liberados no final do ano.
Em termos mais práticos, ainda não se sabe se o 13º salário do INSS será antecipado em 2023, ou se os pagamentos aconteceram somente nos últimos meses do ano.
Vale lembrar que, como o décimo terceiro é pago aos beneficiários do INSS em parcela única, quem sacou o abono de Natal no primeiro semestre deixou de receber essa remuneração especial no final do ano.
Na época da antecipação do abono, representantes dos aposentados e pensionistas do INSS enviaram um Projeto de Lei ao Congresso Nacional, com a proposta da criação de um 14º salário para os beneficiários da autarquia. Porém, o projeto não foi aprovado.
Como consultar o extrato INSS? Passo a passo
Enquanto o Governo Federal não divulga novidades sobre o 13º salário do INSS em 2023, vale a pena conferir o passo a passo para a consulta ao extrato previdenciário.
Nesse extrato, você pode conferir todos os pagamentos que já foram realizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social, os valores movimentados, e a previsão de depósito das próximas parcelas.
Essa consulta pode ser realizada tanto no portal do INSS no Gov.br quanto no aplicativo MEU INSS (que está disponível para celulares com o sistema operacional Android e aparelhos da Apple, com iOS).
Mostramos abaixo o passo a passo completo para consultar seu extrato previdenciário no aplicativo MEU INSS; confira!
- Acesse o aplicativo MEU INSS no seu celular;
- Se você ainda não tem o app, faça o download e prossiga com a instalação;
- Faça login no aplicativo com sua senha criada no portal Gov.br;
- Se você ainda não tem essa senha, clique aqui para saber como se cadastrar;
- Clique no menu principal (simbolizado pelos três pontos ou barras no canto superior da tela);
- Selecione a opção “extrato de pagamento do benefício”;
- Clique no ícone do calendário e define o período que você deseja consultar;
- Nesse momento, o aplicativo mostrará todos os depósitos e movimentações realizadas no período em questão;
- Pronto! Para salvar esse arquivo no celular, é só selecionar a opção “Baixar PDF”.