Primeiramente, para competir no cenário digital de hoje, o marketing digital é um componente vital de qualquer plano de marketing eficaz. Ao alavancar vários canais digitais, como mecanismos de pesquisa, e-mail e mídias sociais, as empresas podem se conectar e se envolver com clientes atuais e potenciais.
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Isso não apenas permite que sua marca alcance um público muito maior de forma mais econômica do que poderia ser alcançado por meio de canais tradicionais.
Mas também oferece a capacidade de segmentar especificamente aqueles que têm maior probabilidade de comprar seus produtos e serviços.
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De acordo com uma pesquisa com mais de 200 líderes globais de marketing realizada pelo Digital Marketing Institute. A estratégia e o planejamento de marketing digital foram considerados uma das quatro principais habilidades mais importantes que as empresas devem possuir.
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No ambiente digital em rápida evolução de hoje, qualquer empresa que não gerencie e evolua com eficiência utilizando o marketing digital como parte de seu plano geral de marketing corre o risco de ser superada pelos concorrentes e vista como obsoleta aos olhos dos clientes.
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Em seguida, abaixo estão cinco elementos-chave que toda empresa deve considerar utilizar ao desenvolver uma estratégia eficaz de marketing digital:
1. Site responsivo com conteúdo envolvente
Como o primeiro lugar que os clientes em potencial irão para saber mais sobre sua empresa; seu site é o componente fundamental de qualquer estratégia de marketing.
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Para maximizar o engajamento, seu site deve seguir as práticas recomendadas, como ser responsivo, compatível com dispositivos móveis e fácil de navegar com frases de chamariz claras.
Além disso, seu site deve conter um blog que compartilhe conteúdo envolvente, relevante e educacional de forma consistente.
Isso não apenas ajudará a direcionar mais tráfego para seu site e, finalmente, converter esses leads em clientes. Além disso, os blogs também podem posicionar sua marca como líder de pensamento do setor, melhorar a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO).
E até mesmo ser redirecionado para vários outros canais de marketing, como como redes sociais e e-mail.
De fato, um estudo da HubSpot revelou que as empresas com blog geraram 55% mais visitantes do site em comparação com aquelas sem um.
2. Uma estratégia de SEO
A otimização do mecanismo de pesquisa, ou SEO, é o processo de otimizar seu site com palavras-chave direcionadas para que seu site e suas páginas da web tenham uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa, aumentando assim o tráfego para seu site.
Ao implementar uma estratégia de SEO que siga as práticas recomendadas , sua organização terá mais chances de ficar entre os principais resultados com base em palavras-chave segmentadas.
Em última análise, isso melhorará a visibilidade do seu site e aumentará a probabilidade de um cliente em potencial se envolver com sua marca. Além disso, o SEO pode ajudar a aumentar o reconhecimento geral da marca para o seu negócio.
Contudo, posicionar sua marca como uma autoridade líder em seu setor e gerar mais leads de qualidade.
3. Campanhas de E-mail Marketing
Quando se trata do espaço digital, o email marketing é uma das táticas mais econômicas. Depois de criar uma lista de assinantes de e-mail, você pode engajá-los regularmente distribuindo conteúdo que compartilhe notícias da empresa. Promova produtos e serviços ou conte a história por trás de sua marca para promover seus negócios e aumentar as vendas.
Um grande benefício do marketing por e-mail é que os assinantes de e-mail já estão altamente engajados com sua marca, tornando-os muito mais propensos a se converterem em clientes.
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Na verdade, o Relatório de Estado de Marketing de 2021 da HubSpot revelou que o marketing por e-mail gera US$ 42 para cada US$ 1 gasto — um incrível retorno sobre o investimento de 4.200%. Além disso, o e- mail marketing é 40 vezes mais eficaz na aquisição de novos clientes do que as mídias sociais .
Ao alavancar plataformas de automação de marketing como SharpSpring ou outras ferramentas de marketing por e-mail.
Sua empresa pode criar ou personalizar facilmente modelos de e-mail e configurar tarefas de marketing recorrentes, como agendar campanhas de e-mail, pontuar leads e acompanhar o desempenho de cada campanha de e-mail.
4. Marketing Digital de mídia social
Neste momento, todos estão cientes do impacto positivo que as mídias sociais podem ter para uma marca. À medida que os consumidores são constantemente inundados com conteúdo e continuam a buscar informações 24 horas por dia, 7 dias por semana.
As mídias sociais são uma ferramenta valiosa que pode ser usada pelas marcas para criar um envolvimento bidirecional com os seguidores.
Compartilhar notícias oportunas da empresa e promover produtos e serviços — influenciando, em última análise, as decisões de compra dos consumidores.
De fato, 71% dos consumidores que têm uma experiência positiva com uma marca nas mídias sociais provavelmente recomendarão a marca para outras pessoas.
Uma estratégia de mídia social eficaz oferece uma variedade de benefícios, desde aumentar o reconhecimento da marca, aumentar a visibilidade do seu negócio e direcionar mais tráfego de volta ao seu site.
Ao planejar sua estratégia, certifique-se de incorporar as práticas recomendadas de mídia social , como escolher os canais de mídia social apropriados para seu público.
Nesse sentido, postar sempre nos horários ideais para o máximo de engajamento, seguir uma frequência de postagem consistente e adaptar continuamente sua estratégia com base no desempenho ao longo do tempo.
5. Campanhas de publicidade digital
A publicidade digital aproveita vários canais digitais – como e-mail, mecanismos de pesquisa e mídias sociais – para fornecer conteúdo relevante e valioso a um público altamente segmentado.
É uma alternativa muito mais econômica à publicidade tradicional que usa dados do consumidor para rastrear seu público em tempo real, permitindo que você aprenda mais sobre sua demografia, interesses e hábitos.
Os quatro principais tipos de publicidade digital incluem pesquisa/pagamento por clique (PPC), display, mídia social e anúncios de Redirecionamento . Por isso, uma ferramenta altamente mensurável e dinâmica para qualquer negócio, a publicidade digital pode ser usada para aumentar o reconhecimento da marca.
Por fim, também gerar leads de alta qualidade e impulsionar as vendas de produtos, mesmo com um orçamento mais limitado.