Mal a virada do ano se anuncia e milhões de pessoas se perguntam quando sairá o abono salarial 2023. Em tempos de crise econômica e muito desemprego, qualquer dinheiro ajuda a pagar as contas.
Publicidade
Agora a esperança recai para os bancos responsáveis pelo PIS/Pasep liberam uma antecipação dos valores ainda este ano. Como consultar sobre isso? Continue nos acompanhando abaixo.
Abono salarial 2023 pode ser antecipado?
Sem dúvida, todos já sabem o quanto a pandemia de Covid-19 afetou a vida de milhões de pessoas. Assim também foi com os trabalhadores de carteira assinada em 2021 e 2022 que buscam informações sobre o abono salarial PIS/Pasep 2023.
Publicidade
A saber, todos esperam que o dinheiro seja liberado ainda esse ano pela Caixa Econômica Federal (CAIXA) e Banco do Brasil (BB), instituições responsáveis pelos pagamentos.
Contudo, os bancos não sabem informar quando poderão liberar esse dinheiro justamente porque não se tem ideia de onde está os recursos para isso. Para conhecimento geral, os fundos do PIS/Pasep são garantidos pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Publicidade
O problema é que esse dinheiro foi revertido para o Benefício Emergencial (BEm), onde o Governo Federal financiou parte do salário dos trabalhadores para não fossem demitidos durante a maior parte da pandemia.
Por conta de todo o atraso no calendário do abono salarial, somente em 2022 aqueles que trabalharam em 2020 foram pago, e agora em 2023, crescem as expectativas para uma regularização do processo.
Publicidade
Quem ainda não sacou os valores deste ano, pode fazê-lo até 29 de dezembro. Em caso de não sacar os valores, é solicitar o resgate na CAIXA ou no BB.
PIS/PASEP 2023 não será pago em 2022
Assim sendo, apesar de todas as solicitações, o abono salarial PIS/Pasep 2023 não será pago neste ano. Evidentemente, tal medida frustra os trabalhadores mas há de se entender a falta de recursos depois que eles foram repassados tanto para quem trabalhou em 2019 e 2020 bem como quem teve o pagamento retroativo de 2016 a 2019 que não tinham feito o resgate do valor dentro do prazo correto.
Publicidade
Lembrando que somente trabalhadores com mais de cinco anos de registro em carteira, tenham trabalhado e recebido até dois salários mínimos no ano base por ao menos 30 dias, têm direito ao abono salarial PIS/Pasep 2023.
O pagamento é sempre de um salário mínimo vigente e corresponde ao tempo de trabalho no formato 1/12 do valor. Para o ano que vem, a expectativa do piso nacional é de R$ 1.320 como quer o Governo eleito de Luís Inácio Lula da Silva (PT).
Como consultar
Ainda assim, para quem quer saber como será o possível valor pago em 2023, pegue o salário mínimo vigente e divida por 12. Após, multiplique o resultado pelo número de meses trabalhados no ano base e você chegará à quantia exata a receber.
Caso ainda exista dúvidas, basta acessar os canais mencionados abaixo:
PIS:
PASEP: