No ano que vem, o Auxílio Brasil deverá passar por uma série de mudanças significativas. Uma delas é no nome, que deverá voltar a se chamar Bolsa Família, além da continuidade dos valores que deveriam ter chego ao fim em dezembro. Apesar das boas notícias, é possível que novas famílias fiquem de fora do benefício por enquanto.
Publicidade
Quer saber mais sobre o que se espera para o programa de transferência de renda no ano que vem? Então continue nos acompanhando logo abaixo para não perder nenhum detalhe importante sobre o assunto!
Famílias poderão ficar de fora da folha de pagamento do benefício?
Após as eleições de outubro, o Governo Federal parou de incluir novas famílias na folha de pagamento do benefício. Por esse motivo, milhares de famílias devem começar o ano que vem sem receber os valores, por mais que tenham direito ao montante.
Publicidade
Vale lembrar que, em julho, faltando menos de cem dias para as eleições, o governo Bolsonaro (PL) aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Kamikaze, que não só ampliou os valores do Auxílio Brasil, como também turbinou o vale-gás e foi responsável pela criação do auxílio-taxista e também do pix caminhoneiro. Junto disso, houve também a liberação de mais verbas para a inclusão de novas famílias no benefício.
Nesse sentido, desde agosto o Ministério da Cidadania tem incluído no programa assistencial todas as famílias que aguardavam na lista de espera do CadÚnico para terem acesso ao Auxílio Brasil. A partir disso, elevou-se o número de beneficiários do programa para 21 milhões.
Publicidade
Em contrapartida, o fenômeno que teve início cerca de dois meses antes da corrida eleitoral terminou, coincidentemente, após a derrota de Bolsonaro para o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ou seja, desde outubro o Governo Federal não tem aceitado muitas famílias para integrarem a lista de beneficiários do programa.
Vale destacar que, em novembro, 627,9 mil novas famílias aguardavam na fila de espera do auxílio. Entretanto, o Ministério da Cidadania chegou a incluir somente 500 mil desse total, deixando outros 127,9 para o ano que vem, com a aprovação dos novos valores para o programa.
Publicidade
Fila para entrar no Bolsa Família em dezembro
Ademais, ainda neste mês de dezembro diversas famílias estão tentando entrar na folha de pagamento do Bolsa Família. Entretanto, no último mês de gestão do atual presidente, Jair Bolsonaro, o Governo Federal vem sofrendo com uma série de problemas financeiros. Isso se deve principalmente à ausência de espaço no teto de gastos para repassar recursos nas áreas de segurança, previdência, educação, dentre outros.
Dessa forma, a situação sugere que dificilmente as famílias que estão na fila do benefício neste momento serão incluídas na folha de pagamento ainda neste ano. No ano que vem, o novo Bolsa Família deve começar enfrentando um acúmulo de 127 mil famílias que estão aguardando na fila. Embora elas tenham direito ao benefício, neste momento poderão não ter acesso a ele entre dezembro e janeiro.