Circulam nas redes sociais vídeos que afirmam que o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) teria aprovado uma MP (medida provisória) que visa acabar com direitos trabalhistas, como 13º salário, FGTS e férias remuneradas. Segundo a postagem, a MP em questão seria a nº 1.045 e estaria em pauta na Câmara de Deputados. Essa informação, porém, é falsa.
Publicidade
Uma busca pelas MPs em pauta no Congresso Nacional não identificou medida alguma de nº 1.045. Também não há outra MP que tenha como objetivo acabar com direitos trabalhistas.
A única MP de número 1.045 encontrada é de 2021 e valeu a partir de abril daquele ano por conta da pandemia de covid-19. Contudo, ela foi derrubada pelo Senado ainda naquele ano, em setembro.
Publicidade
Além disso, buscas no Google por possíveis MPs relacionadas a direitos trabalhistas em tramitação no Senado não identificaram notícias recentes em veículos de imprensa.
Qual a data do segundo turno das Eleições 2022?
O segundo turno será disputado no dia 30 de outubro, último domingo do mês. Assim como no primeiro turno, o horário em que os colégios eleitorais estarão abertos para receber os eleitores será das 8h às 17h no horário de Brasília. Locais com fuso diferentes do da capital deverão adaptar seus horários para que o encerramento em todo o país seja simultâneo.
Publicidade
Quais cargos serão votados no segundo turno das Eleições 2022?
Em estados nos quais houver necessidade, haverá disputa para governador. Todos os estados e o Distrito Federal votarão para presidente da República.
13º TERCEIRO DO AUXÍLIO BRASIL PAGO ESTA SEMANA?
O Auxílio Brasil é o atual programa de benefícios do governo destinado às pessoas que vivem na margem da pobreza e da extrema pobreza, e atualmente os beneficiários que cumprirem os requisitos recebem R$ 600 mensais.
Publicidade
O repasse do 13º salário do Auxílio Brasil foi uma das promessas feitas pelo atual Presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL); vai liberar caso seja reeleito.