Optou pelo saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)? Esta notícia é para você! Isso porque neste mês de novembro o trabalhador que escolheu esta modalidade poderá sacar até R$ 3,9 mil. A liberação do dinheiro será feita pela Caixa Econômica Federal.
Publicidade
No entanto, o dinheiro só estará disponível para os trabalhadores que nasceram no mês de novembro e que optaram pelo saque-aniversário do FGTS. A quantia fica disponível sempre a partir do primeiro dia do referente mês. Saiba o que é está modalidade e como ela pode ser solicitada.
O que é o saque-aniversário do FGTS?
Esta modalidade de saque foi instituída por lei e, como o próprio nome sugere, permite que o trabalhador realize o saque de parte do dinheiro que está na conta do FGTS anualmente, sempre do mês referente à data de aniversário. É importante destacar que a decisão do saque-aniversário é opcional e a decisão cabe somente ao empregado.
Publicidade
Quem não escolher esta modalidade segue fazendo parte do grupo que pode realizar o saque-recisão, que é quando o trabalhador é demitido sem justa causa. Quando isso acontece, o empregado tem direito a sacar todo o dinheiro que está na conta do FGTS, além da multa e do seguro-desemprego.
Quem optou pelo saque-aniversário pode mudar de ideia?
A resposta para este questionamento funciona como um alerta por parte da Caixa Econômica Federal. O banco afirma que sim, o trabalhador pode mudar de ideia e retornar à modalidade do saque-recisão. Porém, a mudança só entrará em vigor a partir do primeiro dia do 25º mês após a data da troca de modalidade, conforme informa a Caixa.
Publicidade
Isso significa que o trabalhador que for demitido durante a vigência do saque-aniversário não terá direito a sacar o valor total do FGTS. Nestes casos haverá apenas o pagamento da multa recisória e do seguro-desemprego.
Como optar pelo saque-aniversário?
O trabalhador poderá solicitar esta modalidade de forma simples pelo site ou aplicativo do FGTS. Lembrando que o app está disponível tanto para o sistema operacional Android quanto para o sistema iOS. Além disso, a solicitação também pode ser feita pelo internet banking da Caixa.
Publicidade
Ao aderir à modalidade, quem quiser antecipar o pagamento do saque-aniversário, basta que o trabalhador siga o passo a passo: primeiro, é preciso acessar a conta do FGTS por meio de um dos canais informados acima e autorize a Caixa a consultar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Em seguida, o empregador deve clicar em “simular”. Esta opção irá mostrar uma simulação de como irá funcionar a antecipação, que será como uma espécie de empréstimo. Sendo um empréstimo, é necessário informar que haverá o pagamento de juros.
Publicidade
Após a simulação, o empregado deverá confirmar os dados pessoais, inserir a senha e confirmar, caso aceite as condições de antecipação. Em seguida, o dinheiro ficará disponível na conta do trabalhador que solicitou a antecipação do pagamento.