Quem anda acompanhando as notícias a respeito do Programa Bolsa Família, já deve estar sabendo que os últimos meses foram bastante caóticos para beneficiários do programa. Isso porque, desde fevereiro desse ano o governo federal está realizando um pente-fino no Bolsa Família. Este medida, tem como principal propósito identificar irregularidades nos pagamentos do programa e impedi-los de acontecerem.
Publicidade
E se você também recebe o Bolsa Família, deve estar mais atento do que nunca! Ficar de olho nas normas é extremamente necessário para não acabar perdendo o seu benefício. Dessa forma, confira abaixo algumas informações importantíssimas para quem recebe este benefício mensalmente.
O que é o pente-fino do Bolsa Família?
Como já é de conhecimento geral, o governo federal idealizou o Programa Bolsa Família há 20 anos atrás. Esta iniciativa, se trata de um programa de transferência de renda, e a título de curiosidade, um dos mais bem-sucedidos do mundo.
Publicidade
Por meio do Bolsa Família, o governo investe quantias presentes nos cofres da União para o atendimento às camadas mais pobres do nosso país. O programa surgiu como iniciativa de combate à pobreza, e foi responsável por tirar milhões de cidadãos brasileiros da linha da pobreza extrema aqui no Brasil.
O programa, foi brevemente substituído entre os anos de 2021 e o início desse ano. Em 2021, o então presidente Jair Bolsonaro substituiu o Bolsa Família pelo Auxílio Brasil, em uma tentativa de afastar o programa de governos opositores que vieram antes.
Publicidade
Mas, com o retorno do presidente idealizador do programa de transferência de renda à presidência, o Bolsa Família voltou oficialmente para o povo brasileiro.
E com a volta do Bolsa Família, uma nova medida do governo federal brasileiro: o pente-fino. O pente-fino do Bolsa Família, como foi dito anteriormente, é uma medida que tem como objetivo encontrar pagamentos indevidos ou fraudulentos dentro do programa, e suspendê-los efetivamente.
Publicidade
Desde a sua implementação, o pente-fino do Bolsa Família foi responsável por bloquear o benefício de cerca de 1,2 milhões de beneficiários.
Esses beneficiários Bolsa Família devem ir ao CRAS
Um dos principais pontos para quem não quer ter o Bolsa Família suspenso, é estar com os dados completamente atualizados no Cadastro Único (CadÚnico). O CadÚnico, claro, é o banco de de dados do governo federal que reserva todas as informações a respeito das famílias baixa renda do nosso país. Não estar com os dados em dia, pode gerar o bloqueio imediato do seu benefício.
Publicidade
Sendo assim, beneficiários do Bolsa Família que não estiverem com suas informações atualizadas no Cadastro Único, deverão comparecer imediatamente a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social. Lá, será possível atualizar suas informações e assim, não correr o risco de ser pego no pente-fino. Além disso, alguns beneficiários terão que preencher um termo de declaração enquanto estiver no CRAS.
Este termo de declaração, entretanto, não será para todos as pessoas que recebem os pagamentos do Bolsa Família. Esta documentação, deverá ser preenchida com todos os demais detalhes a respeito da unidade familiar que é beneficiária do programa. Vale notar ainda, que lares unipessoais não terão a necessidade de preencher o formulário.