Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estão ansiosos pelos pagamentos já podem consultar o calendário dos repasses de seus benefício referente ao mês de novembro.
Publicidade
A saber, o dinheiro começou a cair no dia 24 de novembro e seguiram até o dia 7 de dezembro. É esperado ainda um pagamento em dobro para aposentados e pensionistas. Saiba mais logo abaixo.
Pagamento em dobro para segurados do INSS
Foi com grande expectativa que aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS aguardam pelo suposto pagamento em dobro neste mês de novembro. Mas é preciso atenção: somente aqueles que começaram a receber seus benefícios a partir de de maio de 2022 podem receber ganhos duplos agora por conta do pagamento do 13º salário.
Publicidade
Explica-se: Por conta da pandemia de Covid-19 e com a tentativa de ajudar a economia brasileira, o Governo Federal antecipou o pagamento da gratificação natalina no primeiro semestre, mais precisamente entre os meses de abril e junho.
Assim sendo, quem ainda não havia se aposentado, obviamente, não recebeu antes e agora terá direito a esse abono extra. Ao todo, são aproximadamente 36 milhões de brasileiros que recebem algum tipo de benefício do INSS.
Publicidade
Desse modo, todas as pessoas que tiveram seus benefícios confirmados somente após maio deste ano, terão direito a uma parcela única do 13º salário. A saber, os valores corresponderão proporcionalmente com a quantidade de meses em que o cidadão passou a receber sua pensão, aposentadoria ou qualquer outro auxílio do INSS.
No entanto, é importante lembrar que quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou a Renda Mensal Vitalícia (RMV) não possui direito aos valores extras de pagamento.
Publicidade
Calendário de pagamentos do INSS de novembro
Desse modo, já está disponível o calendário do INSS onde estão informadas as datas dos pagamentos que serão realizados. Como sempre, primeiro recebe as pessoas que ganham até um salário mínimo. Quem ganha acima do piso nacional, os pagamentos começam a partir de 1º de dezembro. Veja as datas abaixo:
Para quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.212), segundo o número final do benefício:
Publicidade
1 – 24 de novembro (quinta-feira);
2 – 25 de novembro (sexta-feira);
3 – 28 de novembro (segunda-feira);
4 – 29 de novembro (terça-feira);
5 – 30 de novembro (quarta-feira);
6 – 1 de dezembro (quinta-feira);
7 – 2 de dezembro (sexta-feira);
8 – 5 de dezembro (segunda-feira);
9 – 6 de dezembro (terça-feira);
0 – 7 de dezembro (quarta-feira).
Para quem recebe acima de um salário mínimo, segundo o número final do benefício:
1 e 6 – 1 de dezembro (quinta-feira);
2 e 7 – 2 de dezembro (sexta-feira);
3 e 8 – 5 dezembro (segunda-feira);
4 e 9 – 6 de dezembro (terça-feira);
5 e 0 – 7 de dezembro (quarta-feira).
Por fim, quem for segurado do INSS e desejar fazer uma consulta aos seus extratos, existem diversos caminhos para isso. O mais comum é acessar o site ou aplicativo do órgão federal. Caso queira, ele também pode ligar para a Central de Atendimento através do número 135.
Baixe o Meu INSS