A princípio, em abril, o programa de transferência de renda do governo federal que substituiu o Bolsa Família, Auxílio Brasil, chegou à sua sexta parcela, pagando o valor mínimo de R$ 400,00 a cerca de 18 milhões de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.
Publicidade
Quando foi lançado, cerca de 14,5 milhões de famílias estavam sendo atendidas, mas muitas que estavam na lista de espera foram incluídas no benefício.
No entanto, algumas pessoas descobriram que foram excluídas do programa e não entendem o porquê.
Publicidade
Veja também:
- Como se cadastrar para receber a antecipação do 13º salário do INSS?
- Auxílio emergencial liberado em maio; saiba como consultar pelo CPF
Por que fui bloqueado no Auxílio Brasil?
Um dos principais motivos do bloqueio do Auxílio Brasil é o cadastro desatualizado no CadÚnico, que não é apenas a porta de entrada do Auxílio Brasil, mas também de diversos programas sociais. Isso dá ao governo informações sobre os beneficiários.
Publicidade
Além disso, vale ressaltar que as famílias devem atualizar os dados no CadÚnico a cada dois anos.
Possíveis mudanças na situação familiar também devem ser relatados, como a morte de um membro da família. Na ausência desta informação, mais de 64.000 beneficiários foram suspensos do programa em janeiro.
Publicidade
A mudança na renda familiar não resultará em exclusão imediata do programa, pois, devido ao arranjo transitório, a família beneficiária passará a auferir uma renda que acima do limite imposto para participação no Auxílio Brasil poderá continuar fazendo parte do programa por 24 meses.
Outro motivo de bloqueio ocorre quando o governo encontra inconsistências ou fraudes nos dados informados pelos beneficiários.
Publicidade
Como desbloquear meu cadastro no Auxílio Brasil?
A princípio, Sse você foi banido do Auxílio Brasil, terá que aguardar uma nova revisão do Ministério da Cidadania. As verificações são realizadas mensalmente e por meio delas o acesso pode ser concedido às pessoas cujos benefícios foram suspensos.
Por isso é necessário, juntamente com a documentação exigida, atualizar e verificar todos os dados no CadÚnico os requisitos para fazer parte do programa social.
Quais documentos preciso para regularizar o cadastro?
Os documentos necessários para regular e atualizar o CadÚnico são:
- CPF;
- RG;
- Carteira de Trabalho;
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- Certificado Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) para famílias indígenas e quilombolas;
- Comprovante de residência recente (dos últimos três meses).
- Título de Eleitor.
Como desbloquear o Auxílio Brasil pelo celular?
Em geral, não existe uma plataforma onde o beneficiário possa solicitar o desbloqueio do pagamento. A atualização cadastral do CadÚnico deve ser feita pessoalmente no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
No entanto, é possível acessar informações como o cadastro mais próximo pelo aplicativo (disponível para Android e iOS) e conferir se o seu registro estiver desatualizado.