O Ministério da Cidadania esperava o pagamento do Auxílio Brasil em agosto para cerca de 20,2 milhões de famílias. À medida que o mês de setembro se aproxima, os beneficiários procuram no calendário informações sobre um possível novo adiantamento.
Publicidade
A liberação antecipada do benefício foi uma estratégia do governo para começar a pagar o valor mensal de R$ 600 o quanto antes. O aumento no valor do serviço foi viabilizado pela aprovação de uma emenda constitucional que disponibilizou recursos para a ampliação do programa.
Por fim, o plano de pagamento oficial cobre os últimos 10 dias úteis de cada mês, exceto dezembro. No entanto, neste mês, a Caixa Econômica Federal realizou as transferências entre os dias 9 e 22.
Publicidade
Auxílio Brasil antecipado em setembro?
Em entrevista recentemente, o ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, afirmou que o governo pretende antecipar os próximos pagamentos do Auxílio Brasil. Segundo ele, a mudança é resultado da modernização dos processos.
“Esse processo de aprimoramento, assim como a geração da folha de pagamento do mês de uma maneira mais rápida, proporcionou que nós conseguíssemos fazer um pagamento na primeira quinzena do mês”, disse.
Publicidade
Além disso, Bento disse que os planos de pagar o benefício mais cedo até o final do ano. “E é esse o nosso propósito, que a gente continue fazendo esse pagamento dos beneficiários do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás na primeira quinzena dos meses subsequentes ao mês de agosto”, acrescentou.
Publicidade
Por fim, um novo calendário deve ser publicado pelo governo federal no Diário Oficial da União para formalizar a antecipação de pagamentos. A divulgação deve ocorrer ainda nessa semana.