Milhares de motoristas já receberam a primeira parcela de R$ 1.000 do Auxílio ao Caminhoneiro no dia 9 de agosto. Só que ainda existem algumas pessoas que não puderam solicitar o benefício social para esse grupo de trabalhadores. O governo federal, portanto, estendeu o prazo para preenchimento da autodeclaração para 12 de setembro.
Publicidade
Para receber o Auxílio Caminhoneiro é necessário estar cadastrado no RNTR-C (Cadastro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga) e na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e apresentar uma autodeclaração sobre o período de registro do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta).
Antes o prazo para a manutenção do prazo era na última segunda-feira (29). No entanto, como ainda há espaço no orçamento, o governo decidiu estender o prazo por duas semanas.
Publicidade
Como fazer a autodeclaração para receber o Auxílio Caminhoneiro?
Para enviar a autodeclaração, o beneficiário deve acessar o portal Emprega Brasil ou o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS). As inscrições são feitas pelo Gov.br.
Uma vez concluído, o governo analisará seu cadastro para liberar os recursos. De acordo com o cronograma de pagamento, o dinheiro será disponibilizado nas seguintes datas:
Publicidade
- Parcela 1 e Parcela 2 – 09 de agosto;
- Parcela 3 – 24 de setembro;
- Parcela 4 – 22 de outubro;
- Parcela 5 – 26 de novembro;
- Parcela 6 – 17 de dezembro.
Como saber se estou na lista da ANTT?
Além da autodeclaração, é necessário o registro na ANTT para receber o Auxílio Caminhoneiro. Para ter direito ao benefício, o empregado tenha se cadastrado até 31 de maio de 2022. Caso contrário, não poderá receber o dinheiro.
Para saber se você está cadastrado na plataforma, faça uma consulta no site usando RNTRC e CPF. O RNTRC é o Registro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas, registro obrigatório dentro da ANTT.
Publicidade
Por fim, todos os caminhoneiros autônomos devem ter TAC (Transporte Autônomo de Carga) ativo. Além disso, é possível consultar a situação cadastral dos motoristas com a localização ou por veículo.