O Governo Federal tem como um de seus principais deveres fornecer benefícios e programas voltados às necessidades básicas dos cidadãos brasileiros, ofertando o suporte e auxílio necessário. Isto é, considerando a necessidade apontada pela população em questão.
Publicidade
Dentre esses benefícios e programas disponíveis está o Vale-Gás. De forma simples e breve, o objetivo do Vale-Gás está voltado para a concessão de valores necessários para garantir que todos os cidadãos brasileiros possam ter acesso ao botijão de gás de cozinha de 13 kg.
Neste sentido, o ano de 2023 já foi marcado pela concessão da primeira parcela do benefício em questão, logo, já é possível conferir o calendário oficial da próxima parcela e qual será o valor do Vale-Gás para os próximos meses do ano.
Publicidade
Ainda é possível inscrever-se no Auxílio Gás?
Antes de mais nada, a primeira coisa a ser feita é entender de forma mais específica como funciona o benefício, para somente assim conferir o processo necessário para inscrição, bem como a disponibilização das próximas parcelas e qual o valor proposto para os beneficiários.
Bem, para início de conversa, vale ressaltar que o Vale-Gás, como mencionado, faz parte de um dos benefícios ofertados pelo Governo Federal. O foco do programa, como também dito, está em possibilitar que os cidadãos brasileiros tenham acesso ao botijão de 13kg. Isso porque o gás de cozinha é necessário para cozinhar os alimentos e condicioná-los à ingestão.
Publicidade
Assim sendo, para ter acesso às parcelas do benefício é necessário preencher alguns requisitos básicos. São eles:
- Ter renda de meio salário mínimo por pessoa da família; ou
- Algum membro da família ser beneficiário do BPC (Benefício de Prestação Continuada);
- Inscrição atualizada no Cadastro Único.
Dessa forma, para inscrever-se no benefício, é necessário seguir algumas etapas. A primeira delas, portanto, é a criação do pré-cadastro no sistema CadÚnico (bityli.com/UoGfXHK). Em seguida, a próxima etapa consiste em dirigir-se até uma unidade do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).
Publicidade
Novo valor e calendário oficial
Assim como mencionado anteriormente, o objetivo do Auxílio Gás está em possibilitar o acesso ao botijão de gás. Dessa forma, o valor do benefício pode sofrer alterações constantes. Isto é, as parcelas do Auxílio Gás são ofertadas de forma bimestral, ou seja, a cada dois meses.
Em decorrência desse fator, o valor do benefício é reajustado a cada parcela, para que assim seja possível custear integralmente o botijão de 13kg. Assim, a ANP (Agência Nacional de Petróleo) é responsável por ponderar o valor do botijão de gás e repassar ao Governo Federal.
Publicidade
Tendo em vista a última ponderação realizada pela ANP, portanto, estima-se que a parcela de abril será na faixa de R$ 110 – R$ 112, considerando que o primeiro pagamento aconteceu em fevereiro.
Ademais, o calendário oficial das parcelas de abril segue as seguintes datas:
- NIS (Número de Identificação Social) final 1 -14 de abril;
- NIS final 2 – 17 de abril;
- NIS final 3 – 18 de abril;
- NIS final 4 – 19 de abril;
- NIS final 5 – 20 de abril;
- NIS final 6 – 24 de abril;
- NIS final 7 – 25 de abril;
- NIS final 8 – 26 de abril;
- NIS final 9 – 27 de abril;
Por fim, a próxima parcela será ofertada em junho.