O Governo corre contra o tempo para tentar tirar do papel a liberação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil. A ideia é criar um teto de juros para a modalidade, a ausência de um limite para crédito é alvo de críticas, e apontam um risco de superendividamento da população.
Publicidade
Além disso, poucas instituições financeiras se interessaram pelo consignado do Auxílio Brasil, por falta de garantias do Governo Federal. Já os bancos que pretendem aderir ao crédito, abriram pré-cadastros com juros de até 80% ao ano, algo apontado como abusivo por entidades de defesa da população vulnerável.
Situação dos bancos e o empréstimo consignado
Entre os grandes bancos, só a Caixa Econômica Federal tem disposição para participar da modalidade, até o momento. Santander, Itaú e Bradesco já indicaram que não pretendem aderir ao programa, o Banco do Brasil ainda não deu uma resposta definitiva.
Publicidade
As famílias podem comprometer até 40% do valor do benefício, que hoje é de R$ 600. Ainda não existem detalhes sobre a taxa de juros, a legislação ainda retira da União qualquer responsabilidade sobre o empréstimo a esse público.
De acordo com representantes do Ministério, caso o Banco Central aprove a criação de um teto, a melhor ideia seria adotar o piso dos juros do consignado para aposentados e pensionistas do INSS, em 2,14% ao mês.
Publicidade
Dessa forma, um dos principais motivos para esse afastamento dos bancos com essa modalidade de empréstimo foi devido ao fato do Auxílio Brasil não ser permanente.
Em caso de bloqueio ou cancelamento do benefício, o banco precisará cobrar diretamente o beneficiário. Um grande número dessas famílias são negativadas e não possuem condições de arcar com mais dívidas. Assim, os bancos consideram arriscado oferecer essa linha de crédito com taxa de juro baixa. Ainda mais quando existe esta possibilidade de cancelamento e bloqueio do benefício.
Publicidade
Banco BMG LIBERA CONSIGNADO Auxílio Brasil?
A data de liberação do empréstimo do Auxílio Brasil pelo Banco BMG ainda não foi definida. Por fim, os interessados ainda aguardam quais condições serão estabelecidas pela instituição e quando será possível realizar o pedido.