Visa conquista o aval preliminar do Banco Central (BC) para compras com cartão de crédito pelo Whatsapp. O avanço na regulação do meio de pagamentos aconteceu nesta sexta-feira (18).
Publicidade
A autorização regulatória preliminar é mais um passo dado pela Visa em direção a liberação das compras com cartão da bandeira pelo aplicativo de mensagens.
Banco central autoriza Visa a permitir compras com cartão de crédito pelo Whatsapp
Apesar do aval do BC, usuários ainda não possuem garantia de permissão para realizarem compras com cartão de crédito pelo Whatsapp. De acordo com o Banco Central – autoridade financeira do país – a decisão se trata apenas de mais uma etapa.
Publicidade
Para que a função seja liberada, ainda é preciso que os envolvidos cumpram com “outros requisitos regulatórios aplicáveis, especialmente aqueles relacionados a aspectos concorrenciais e não discriminatórios no credenciamento”, disse o BC.
O aplicativo mensageiro do grupo Meta tem o Brasil e a Índia como países em que o WhatsApp conta com a função de transferência de dinheiro, o WhatsApp Pay.
Publicidade
A permissão da Visa para compras com cartão de crédito pelo WhatsApp seria uma expansão da ferramenta.
Ampliação do serviço no Brasil
Segundo o BC, a concessão de compras com cartão de crédito pelo WhatsApp rumo à ampliação do serviço do WhatsApp Pay, por enquanto, se limita a “autorização de alteração de regulamento dos arranjos de pagamento classificados como de compra, domésticos, com o uso de conta de pagamento pós-paga, pré-paga e de depósito instituídos pela Visa”.
Publicidade
Atualmente, a Visa e a MasterCard possuem, no Brasil, a autorização referente a transferência de valores entre usuários do WhatsApp, não se tratando do serviço de compra e venda.
Contudo, até o momento, não existe a certeza ou previsão de quando usuários poderão utilizar esta função do WhatsApp no Brasil.