Na última quinta-feira (27), a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, anunciou que 8 milhões de beneficiários de programas sociais irão receber um cartão de débito da instituição financeira, possibilitando que os usuários façam compras em estabelecimentos, paguem contas e ainda possam fazer transferências por meio do WhatsApp.
Publicidade
De acordo com Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a distribuição do cartão irá contribuir para a inclusão bancária da população mais vulnerável, além disso, irá gerar a redução das filas nas agências. Dias também afirmou que aqueles que estão ingressando no Bolsa Família neste ano, já estão recebendo o novo cartão.
Novas inclusões ao Bolsa Família
De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, nos próximos meses deve haver inclusão de novos beneficiários no Bolsa Família, dando prioridade à população em situação de rua, ribeirinhos, povos da floresta e pessoas que residem em periferia, públicos que geralmente não são assistidos pelo Estado.
Publicidade
Caixa Cultural
Durante o evento em comemoração a seus 100 dias à frente da Caixa, Rita Serrano ainda anunciou que os investimentos em cultura serão retomados, com o investimento em projetos que farão parte da programação dos centros Caixa Cultural em 2023 e 2024.
De acordo com Serrano, uma das principais marcas de sua gestão será o incentivo à cultura, preservando a identidade dos brasileiros, valorizando nossa tradição e história, além de gerar emprego e renda através do setor.
Publicidade
Plano estratégico da Caixa
A Caixa divulgou seu plano estratégico com diretrizes para os próximos anos, que serão baseadas nos seguintes eixos:
- Pessoas;
- Clientes;
- Habitação;
- Governo;
- Governança;
- Sustentabilidade; e
- Tecnologia.
Rita Serrano também citou algumas medidas dos seus 100 primeiros dias à frente da instituição. Confira:
Publicidade
- Programa Mulheres da Favela – aumento da criação de empregos locais;
- Entrega de cerca de 3,6 mil moradias do Minha Casa, Minha Vida;
- Contratação de 613 novos empreendimentos habitacionais – com a geração de 324 mil empregos diretos e indiretos;
- Abertura de 19 agências bancárias.