Benefício Gestante – Um dos auxílios que mais têm crescido em números de assistidas, é o benefício gestante, que tem como objetivo auxiliar financeiramente as mulheres grávidas.
Publicidade
O benefício gestante está inserido dentro do Auxílio Brasil, pois tem o objetivo de complementar o benefício que atende milhares de família, e dar essa ajuda há mais para as gestantes de baixa renda.
Como funciona o benefício gestante?
Como comentamos anteriormente, o benefício gestante visa auxiliar financeiramente as mulheres grávidas, durante o período gestacional.
Publicidade
O benefício gestante tem duração durante todo o período da gestação natural, ou seja, nove meses. Vale lembrar que o benefício gestante pode ser solicitado à partir do momento do início do pré-natal.
A mãe apta a receber o benefício, pode fazer a solicitação para qualquer gestação, desde que respeite o intervalo mínimo de 12 meses após a concessão do benefício.
Publicidade
Quem tem direito ao benefício gestante?
Gestantes consideradas como de baixa renda, e que estejam dentro dos padrões solicitados pelo governo para a autorização de pagamento. É necessário que a gestante esteja inscrita no CadÚnico, com os dados preenchidos corretamente e atualizados.
É possível que em uma família, mais de uma gestante receba o benefício, desde ambas sigam os requisitos pré-estabelecidos, e estejam cadastradas regularmente no CadÚnico.
Publicidade
Gestantes vítimas de alguma violência doméstica, também têm direito a receber o benefício maternidade, além de receber acompanhamento especial durante a gestação.
Como se cadastrar?
O primeiro passo é realizar o cadastro no CadÚnico. Preencha todas as informações de maneira atualizada e correta. Isso é muito importante, pois é conferido na bases de dados do governo, e estes dados precisam que estejam corretos para que o pedido seja aprovado.
Publicidade
Após isso, você deverá aguardar e seguir todas as orientações passadas pelos responsáveis do benefício. Por isso, verifique sempre se há alguma novidade. O prazo estimado é de 15 dias úteis após o cadastro para aprovação ou não da solicitação.
Você pode realizar o cadastro por telefone, ligando para o Ministério da Cidadania, eles irão passar basicamente as mesmas etapas, no entanto, o preenchimento pode ser feito na hora da ligação.
Quais os documentos necessários para a aprovação?
Listamos alguns dos principais documentos que você precisará fornecer para realizar o cadastro no benefício gestante. Confira:
- Nome completo da gestante;
- CPF;
- Número do Cartão Nacional de Saúde (CNS);
- Data de nascimento;
- Situação de gestação;
- Data de atendimento;
- Data da Última Menstruação (DUM);
- Data provável de finalização da gestação (42 semanas após a DUM);
- Idade gestacional (até 42 semanas);
- Data de referência da base (data de fechamento dos dados do SISAB).
Como conseguir o benefício gestante?
Após a realização do cadastro envio dos documentos, é necessário aguardar a análise dos responsáveis, e posteriormente a aprovação do pedido.
É importante que você preencha corretamente todos os seus dados, para a sua solicitação não seja rejeitada, ou retorne para novo preenchimento, atrasando ainda mais.
Aguarde o tempo estimado de até quinze dias para uma resposta, para à partir daí entrar em contato. Lembre-se de que são muitas mulheres fazendo a solicitação, ou seja, pode demorar além do normal em alguns casos.
Qual o valor do benefício gestante?
O valor pago é de R$ 65 para cada gestante, como informamos antes, é possível que em uma família haja mais de uma beneficiária, ambas irão receber o mesmo valor.
O pagamento é realizado pela Caixa Econômica Federal, e é depositado diretamente na conta informada no cadastro, e assim será feito durante todo o período (9 meses) que for concedido o benefício.
Para informações mais específicas quanto ao benefício, você pode acessar o portal GOV, que é o canal oficial de comunicação do governo, lá você encontrará todas as informações e a página para realizar o cadastro deste e outros benefício.
Você pode entrar em contato também com o Ministério da Cidadania, através do telefone 121, e ir também acompanhando o status da solicitação.