O Governo Federal utiliza os dados informados no Cadastro Único (CadÚnico) para analisar a situação das famílias e liberar o Bolsa Família. Desde a reformulação do programa, muitos contemplados perderam o benefício por não estar dentro das regras.
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No entanto, uma parte desses cidadãos se queixaram de um corte injusto. Isso porque houve casos onde as pessoas cumpriam todas as regras, mas, mesmo assim, não receberam a transferência de renda. Isso pode ter acontecido por um erro no endereço informado no CadÚnico. A seguir, entenda como esse erro pode ter sido identificado e, também, como resolver a situação e liberar o valor.
Erro no endereço pode bloquear o Bolsa Família
Em áreas muito urbanizadas ou periféricas é comum que diferentes casas tenham o mesmo número. Deste modo, o Governo Federal identificou inconsistência no CadÚnico de pessoas que moravam em casas diferentes, mas que informaram o mesmo número no ato do cadastro.
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Se, por exemplo, a pessoa teve o benefício liberado após informar que mora sozinha e, posteriormente, houver outro cadastro com o seu endereço, logo se subentende que houve uma fraude. Por este motivo o benefício é cortado.
Tem como resolver essa situação?
O Bolsa Família é um direito de todos os brasileiros que cumprem as regras. Sendo assim, se o seu benefício foi cortado por mais que você cumpra as exigências, você tem todo o direito de regularizar sua situação.
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A situação pode ser resolvida com uma atualização no CadÚnico. O contemplado que teve o corte deve comparecer presencialmente em um Centro de ReferÊncia em Assistência Social (CRAS) com seus documentos pessoais.
Além disso, é preciso apresentar os documentos que comprovem sua condição de pessoa apta a integrar o programa. Ou seja, neste caso, o cidadão pode levar um comprovante de residência em seu próprio nome.
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Se, mesmo assim, ainda houver outros nomes cadastrados com o mesmo endereço, o indicado é que se coloque, por exemplo, “casa B” “casa C”, etc. Assim, a casa será diferenciada e o benefício será liberado.