O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) libera a partir de 18 de setembro um novo calendário de pagamento do Bolsa Família e uma parte dos beneficiários ainda possui dúvidas sobre a onda de bloqueios que travou o dinheiro para milhões de famílias nos últimos meses.
Publicidade
Como noticiamos aqui no Ache Concursos, desde o mês de abril o governo determinou o bloqueio do Bolsa Família para os cadastros unipessoais que foram identificadas com dados inconsistentes nas bases do governo.
Esse público vem sendo investigado por suspeita de fraude e recebimento irregular – quando o cidadão informa que mora sozinho mas reside com outros integrantes que também recebem o Bolsa Família.
Publicidade
Assim, as famílias unipessoais até receberam o dinheiro no Caixa Tem, mas foram convocadas a prestar esclarecimentos e atualizar o seu cadastro no setor do Cadastro Único.
Para evitar novas chances de fraudes, o governo não liberou o recadastramento do Bolsa Família online, devendo o beneficiário passar por nova entrevista e apresentar pessoalmente a documentação para regularizar o cadastro.
Publicidade
Segundo o MDS, os valores bloqueados em conta serão pagos de forma retroativa para aqueles que, após a atualização, comprovarem que de fato possuem direito a receber o benefício. Por isso, muitas pessoas querem saber quanto tempo leva para desbloquear o Bolsa Família após atualizar o cadastro.
Bolsa Família: Quanto tempo leva para desbloquear?
Nesse primeiro momento, o governo orientou que apenas as pessoas que moram sozinhas e tiveram o benefício bloqueado procurem um CRAS ou setor do Cadúnico para atualizar o seu cadastro.
Publicidade
Além de levar a documentação exigida, o beneficiário deverá assinar um termo afirmando que vive sozinho e que as informações prestadas são verdadeiras. Após esse procedimento, o Bolsa Família é desbloqueado automaticamente pela gestão municipal.
O governo federal deu o prazo de até 60 dias para que as famílias unipessoais façam a atualização do Cadúnico. Quem teve o benefício bloqueado em Setembro terá até 13 de outubro para atualizar o cadastro e evitar o cancelamento do benefício.