O novo Programa Bolsa Família realizou sua primeira rodada de pagamentos neste mês de março. No entanto, muitos beneficiários descobriram que seus pagamentos haviam sido bloqueados ao consultarem as informações do repasse no aplicativo Caixa Tem ou nos demais aplicativos que oferecem informações sobre o programa de transferência de renda.
Publicidade
Contudo, agora tem sido revelado que os bloqueios podem ter ocorrido por causa de um problema no Caixa Tem ou nos sistemas da Caixa Econômica Federal.
Isso é possível porque o banco público é o principal responsável por repassar os pagamentos para as famílias. Além disso, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que é o responsável pelo programa social, também pode ser o culpado pelos bloqueios sem motivo, dentre muitas outras opções, já que o governo federal não informou até o momento a causa do fenêmeno.
Publicidade
Contudo, o que se sabe é que milhares de famílias não conseguiram receber os pagamentos de março do novo Bolsa Família, pois tiveram os benefícios bloqueados neste mês e não receberam do governo nenhuma explicação ou orientação sobre o ocorrido.
Agora, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de todo o país têm informado aqueles que buscam explicações que houve um erro que ocasionou os bloqueios e que os pagamentos deste mês ainda acontecerão.
Publicidade
A Caixa e o Ministério do Desenvolvimento Social ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o assunto. No entanto, ao que tudo indica, todos os CRAS do Brasil receberam a mesma orientação: informar aos bloqueados pelo erro que os repasses ocorrerão ainda nesta semana, entre quinta-feira (30) e sábado (1°). Mas é preciso lembrar que esses repasses serão apenas para aqueles que foram bloqueados sem explicações e pelo erro, pois os demais bloqueados por irregularidades comprovadas seguirão sem receber.
Bloqueados do Bolsa Família ainda receberão
O comunicado presente nos CRAS ainda diz que “em razão da capacidade operacional dos sistemas, o processo de bloqueio será feito de forma escalonada”, ou seja, os bloqueados por engano em março receberão os pagamentos do novo Bolsa Família aos poucos, de acordo com o indicado abaixo e segundo o número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada um; confira:
Publicidade
- Famílias bloqueadas com NIS 1 e 2: desbloqueio já ocorreu no último dia 29 e pagamento foi disponibilizado nesta quinta-feira (30);
- Famílias com NIS 3, 4, 5 e 9: desbloqueio ocorrerá na sexta-feira, dia 31, e pagamentos serão disponibilizados no sábado, dia 1°;
- Famílias com NIS 6, 7, 8 e 0: desbloqueio ocorrerá na hoje, dia 31, e pagamentos serão disponibilizados na sexta-feira, dia 31.
Fique atento! As datas de pagamento acima não seguem um ordem correta segundo a ordem dos números do NIS. Note que os beneficiários com NIS 9 receberão o novo Bolsa Família antes dos beneficiários com NIS 6, 7 e 8. No entanto, esse foi o calendário divulgado e é de acordo com ele que os pagamentos serão feitos.
Calendário de pagamentos do Bolsa Família em março
Os demais pagamentos do mês de março do novo Programa Bolsa Família seguirão sendo realizados de acordo com o número final do NIS de cada beneficiário, assim como era no antigo Auxílio Brasil. Os repasses começaram no último dia 20 e beneficiários com o final do NIS de 1 a 9 já receberam, restando apenas mais dois grupos para receber. Confira no calendário abaixo:
Publicidade
- NIS de final 1 – depósito na conta em 20 de março (liberado em 18/03)
- NIS de final 2 – depósito na conta em 21 de março
- NIS de final 3 – depósito na conta em 22 de março
- NIS de final 4 – depósito na conta em 23 de março
- NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de março
- NIS de final 6 – depósito na conta em 27 de março (liberado em 25/03)
- NIS de final 7 – depósito na conta em 28 de março
- NIS de final 8 – depósito na conta em 29 de março
- NIS de final 9 – depósito na conta em 30 de março
- NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de março
O novo Bolsa Família está sendo repassado principalmente por meio do aplicativo Caixa Tem, que as famílias já conhecem. Porém, se o beneficiário não tiver acesso ao aplicativo ou se os dados cadastrais estiverem errados, impossibilitando a abertura da conta digital, será possível receber por outros meios utilizando um dos cartões do programa, inclusive os antigos, desde que eles ainda estejam em condições de uso.