As famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) que esta em averiguação cadastral têm até esta sexta-feira (12/08) para atualizar suas informações no sistema. De acordo com o Ministério de Cidadania, famílias nessa situação precisam da atualização para evitar que alguns benefícios sejam bloqueados a partir de setembro.
Publicidade
Quem precisa atualizar o Cadastro Único até hoje?
O prazo para atualização do CadÚnico expira hoje para as famílias em averiguação cadastral, dessa forma, aquelas que apresentam divergência entre as datas indicadas no cadastro e o cruzamento das informações com outras fontes.
Veja esse exemplo: se constar no CadÚnico que a família tem uma certa renda mensal, mas alguns bancos de dados dizem que um dos membros ganha mais do que o indicado no cadastro, há divergência a ser investigada.
Publicidade
Além disso, esta sexta-feira também é o prazo para atualização do Cadastro Único para famílias chamadas no processo de direcionamento do Auxílio Brasil. Para quem precisar atualizar o CadÚnico e não o fizer dentro do prazo, seus benefícios poderão ser bloqueados e em seguida cancelados.
Quais benefícios podem ser bloqueados?
O CadÚnico é a principal instituição do governo para colocar as famílias de baixa renda em programas sociais do governo como a Tarifa Social de Energia Elétrica, BPC, Auxílio Brasil, entre outros.
Publicidade
Portanto, beneficiários de qualquer um desses programas sujeitos a revisão cadastral podem ter seu pagamento de setembro suspenso caso não atualizem o Cadastro Único.
Como saber se eu preciso atualizar meu Cadastro Único?
Por meio do aplicativo ou site do Cadastro Único, é possível verificar se a família está em fase de investigação ou verificação cadastral.
Publicidade
Além disso, as plataformas online do CadÚnicos também fornecem informações sobre o que a família deve fazer para regular sua situação.
Por fim, no caso de famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, os avisos no extrato de pagamento do benefício e no aplicativo do programa também informarão sobre a situação. Dessa forma, os beneficiários das tarifas sociais podem receber notificações por mensagem na conta de luz.
Publicidade
Como pegar o empréstimo de R$ 3 mil na Caixa? Veja como
Como atualizar o CadÚnico?
Antes de mais nada, para as famílias cujas informações não foram alteradas na última entrevista, há a opção de confirmar os dados diretamente pelo aplicativo.
No entanto, caso seja necessário realizar alterações, o familiar responsável precisará se dirigir a uma central de atendimento para uma nova entrevista de atualização cadastral.
Por fim, para encontrar o endereço dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua comunidade, acesse a plataforma MOPS e vá até ela o quanto antes.