Após grande expectativa, na última terça-feira (4), a presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, anunciou que o empréstimo consignado do Auxílio Brasil começará a ser oferecido a partir da segunda quinzena de outubro.
Publicidade
Além disso, Marques afirmou que a instituição irá disponibilizar juros menores do que o teto de 3,5%. De modo que um estudo interno apontou que cerca de 70% dos beneficiários do programa social são trabalhadores informais ou autônomos. Dessa forma, o motivo para contratar o consignado do Auxílio Brasil seria para investir em seu próprio negócio ou pagar as contas para sair do endividamento.
Contudo, os maiores bancos privados do país ainda não se pronunciaram se vão aderir ou não a nova modalidade de crédito.
Publicidade
Ademais, na entrevista, foi anunciada a antecipação do calendário de pagamentos de outubro do Auxílio Brasil e do vale-gás. Assim, os benefícios serão pagos a partir do dia 11.
Auxílio Brasil
Assim, Daniella Marques também atualizou alguns números do Auxílio Brasil. De acordo com a presidente da estatal responsável pelos repasses do programa social, o total de famílias beneficiadas pelo Auxílio Brasil já está em 21,13 milhões. Ademais, o calendário do mês de outubro foi antecipado. Dessa forma, a próxima parcela de R$ 600,00 será paga no dia 11 de outubro.
Publicidade
Como contratar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil
De acordo com Ministério da Cidadania, ao contratar o empréstimo consignado, o beneficiário do Auxílio Brasil deverá responder um questionário, que tem o intuito de evitar que os indivíduos entrem em uma situação de superendividamento. Ademais, o questionário contará com perguntas a respeito da capacitação do beneficiário para administração do dinheiro solicitado. Dessa forma, o questionário foi implementado, após diversos especialistas alertarem os usuários sobre os riscos da contratação.
Publicidade
Portanto, para solicitar solicitar o consignado do Auxílio Brasil é preciso entrar em contato diretamente com a instituição financeira. Assim, os beneficiários deverão procurar as instituições que estão oferecendo a modalidade de crédito e solicitar a contratação. Todavia, as condições podem sofrer pequenas alterações, dependendo de cada banco.