Na última terça-feira (4), a Caixa Econômica Federal liberou o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores que residem nos municípios de Cataguases (MG) e Nova Laranjeiras (PR) que foram impactados pelas fortes chuvas que atingiram essas cidades nos últimos dias.
Publicidade
Dessa forma, o saque-calamidade no valor de R$ 6.220,00 pode ser solicitado por meio do aplicativo FGTS. Contudo, é preciso ter tido o endereço identificado pela Defesa Civil Municipal, além disso é preciso ter saldo nas contas do fundo e não ter realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.
Não há necessidade de ir até uma agência da Caixa para solicitar o saque-calamidade do FGTS, basta acessar o aplicativo FGTS e solicitar o resgate de acordo com os passos indicados abaixo. Confira:
Publicidade
- Acessar no aplicativo FGTS (disponível para Android ou iOS);
- Clicar em “Meus saques”;
- Selecionar “Outras situações de saque”;
- Clicar em “Calamidade pública”;
- Informar o município em que reside;
- Encaminhar os documentos solicitados (confira abaixo quais são);
- Indicar a conta onde a quantia deve ser depositada e enviar a solicitação;
- Se a solicitação for aprovada, o prazo para a quantia cair na conta é de cinco dias úteis e o prazo para retirada é de até 60 dias.
Documentos necessários para o saque-calamidade
Portanto, os documentos que deverão ser enviados por meio do aplicativo são:
- Carteira de Identidade, podendo ser RG, CNH ou passaporte;
- Comprovante de residência em nome do trabalhador com emissão de até 120 dias antes do decreto de calamidade;
- Se o comprovante de residência estiver em nome do cônjuge ou companheiro(a), é é preciso enviar a Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável.
- Atualmente, o saque-calamidade está disponível para trabalhadores de 55 municípios, que podem ser conferidos no site da Caixa.