Veja o Comunicado da Caixa
À vista disso, na última quinta-feira (23), a presidente da Caixa, Maria Rita Serrano, informou que a instituição financeira irá manter a oferta do consignado do INSS suspensa e não há previsão de retorno. Assim, o banco público aguarda uma definição do novo limite de juros que deve acontecer na próxima terça-feira (28).
Publicidade
De acordo com Serrano, a Caixa suspendeu o consignado pois não foi informada com antecedência sobre a iniciativa de baixar a taxa de juros. Ademais, normas do Banco Central impedem que a Caixa faça qualquer tipo de operação que dê prejuízo.
Além disso, a instituição financeira não iria dar conta da demanda de pessoas interessadas no crédito, especialmente após os outros bancos interromperem a oferta da modalidade. Serrano também afirmou que a Caixa informou ao Ministério da Fazenda acerca da dificuldade enfrentada, porém ainda não há uma definição por parte do governo sobre o tema.
Publicidade
Juros consignado INSS
Na última quarta-feira (22), o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou que na próxima terça-feira (28) haverá uma nova reunião do CNPS para que seja definido um novo teto de juros do empréstimo consignado do INSS.
Assim, tentarão entrar em um consenso quanto à tarifa, beneficiando os segurados da autarquia e atendendo os bancos.