A Caixa Econômica Federal é responsável por administrar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O benefício é destinado aos trabalhadores que atuam de forma formal, com carteira assinada. Todos os meses, os empregadores devem depositar 8% do salário dos colaboradores no fundo. Mesmo que os recursos pertençam aos funcionários, eles não podem sacar a todo momento.
Publicidade
O conselho curador do FGTS criou as possibilidades de saque. Quando alguém é demitido sem justa causa, por exemplo, pode efetuar o saque integral do FGTS, mais uma multa de 40%. Outra modalidade é o saque por calamidade, destinado aos trabalhadores que moram em cidades atingidas por desastres naturais.
O processo para que a Caixa libere o saque é um pouco diferente do tradicional. O resgate foi liberado em uma cidade. Continue lendo esta matéria para saber qual lugar que o saque calamidade foi liberado.
Publicidade
Caixa libera saque do FGTS para os moradores desta cidade em São Paulo
Antes de mais nada é importante deixar claro como o FGTS por Calamidade Pública funciona. Como já dito antes, o processo para a Caixa liberar é um pouco diferente. Em primeiro lugar, é preciso que tenha havido um desastre natural na cidade, como chuvas, tempestades, enchentes, vendavais, entre outros.
Dessa forma, o prefeito da cidade ou o governador do estado precisa decretar calamidade pública. O prazo é de até 30 dias desde o primeiro dia do desastre natural. A partir disso, a Defesa Civil é acionada. Então, a Caixa libera o saque do Fundo de Garantia para os moradores da cidade.
Publicidade
Naturalmente, é preciso que a pessoa seja contratada pelo regime da CLT para ter acesso. Além do mais, existem outras regras. Em primeiro lugar, a pessoa precisa ter recursos no fundo para fazer o saque do FGTS. Além do mais, não pode ter resgatado dinheiro por esta modalidade nos últimos 12 meses (um ano). Por fim, precisa residir na cidade onde o saque foi liberado.
O valor do saque é de R$ 6,2 mil. A solicitação pode ser realizada por meio do aplicativo FGTS. Para acessar, basta instalar a ferramenta, que está disponível nas lojas virtuais dos smartphones.
Publicidade
Ou seja, na Google Play Store e na Apple Store .
Afinal, qual é a cidade que liberou o saque?
O saque por calamidade do FGTS foi liberado para os trabalhadores da cidade de Itaquaquecetuba, no estado de São Paulo.
Publicidade
Ministro do Trabalho crítica modalidade do FGTS
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, pode acabar com o saque de aniversário do FGTS. De acordo com ele, trata-se de uma armadilha para o trabalhador. Ao optar pela modalidade, ele perde o direito de sacar o valor quando é demitido sem justa causa.
Para acabar com a modalidade, o conselho curador do FGTS precisa aprovar. Além do mais, as mudanças passam pelo aval do Congresso Nacional.