A princípio, a Caixa Econômica Federal divulgou os valores do abono salarial do ano de 2019 e também os índices PIS/Pasep.
Publicidade
Segundo o banco, muitos funcionários não sacaram o dinheiro do abono salarial PIS/Pasep em 2019 e 2020. O funcionário que ainda não sacou o dinheiro tem até dezembro deste ano para sacar o dinheiro.
Para ter direito ao abono salarial, tem que seguir os requisitos abaixo
- Trabalhou por pelo menos 30 dias em 2019 ou 2020 com carteira assinada
- Recebeu salário médio inferior ou igual a dois salários mínimos
- Estar inscrito no PIS/Pasep há cinco anos ou mais em 2019/2020
Nesse sentido, para saber se tem direito ao abono salarial do PIS/Pasep para os anos de 2019 e 2020, basta carregar Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Publicidade
Veja também:
14º salário do INSS será liberado em 2022? Saiba agora
Publicidade
Quem não retirou o dinheiro em 2019 deve solicitar a reemissão do valor em uma das unidades regionais da Secretaria do Trabalho ou por e-mail de [email protected] indicando a sigla do seu estado onde estão as letras uf, Exemplo : [email protected]
PIS/Pasep
Conforme diz a Caixa, 10 milhões de pessoas que trabalharam com carteira assinada entre 1970 e 1988 têm direito às cotas do fundo Pis/Pasep.
Publicidade
Primeiramente, as cotas não estão vinculadas ao salário PIS/Pasep associado subsídio, lançado anualmente. As cotas só podem ser usufruídas uma vez na vida enquanto você tiver direito a elas.
Se o trabalhador for falecido e não receber as cotas em vida, seus herdeiros têm direito a receber o dinheiro. Eles têm até 1º de junho de 2025 para sacar o valor. Após essa data, isso não é mais possível, pois o valor volta aos cofres da União.
Publicidade
Como consultar às cotas do pagamento PIS/Pasep?
É importante dizer que o PIS é destinado aos trabalhadores com carteira assinada e a Caixa Econômica Federal é responsável pela divulgação dos valores. Contudo o Pasep é para os servidores públicos, e o Banco do Brasil é o responsável pela liberação do benefício.
No entanto, as duas instituições financeiras ficaram responsáveis pelo abono salarial, enquanto as cotas são responsáveis pela Caixa, após o que o governo federal o fundo PIS/Pasep e os recursos repassados ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Nesse caso, tanto os trabalhadores da iniciativa privada quanto os servidores públicos consultam as cotas do PIS/Pasep acessando o aplicativo do FGTS disponível para Android e iOS.
A consulta também pode ser realizada em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Basta apresentar documento de identidade oficial com foto.
Entretanto, para as situações de falecimento do trabalhador, herdeiros ou sobreviventes podem receber cotas de PIS/Pasep.
Precisa ir a uma agência da Caixa e trazer documentos que comprovem a identidade do trabalhador falecido e a sua relação com ele.
Em seguida veja abaixo os documentos necessário:
- Certidão de óbito e declaração de dependente com direito ao benefício por morte emitida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
- Certidão de óbito e a certidão ou declaração de dependente habilitado à pensão por morte;
- Alvará Judicial designando os beneficiários ao saque;
- Escritura pública de inventário.
- Por fim, se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e familiares para ajuda-los também.
Por fim, se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e familiares para ajuda-los também.