Bolsa Família não caiu na conta do Caixa tem? Saiba o motivo e o que fazer
Se ao chegar na data definida no calendário o integrante da família não localizar o depósito da parcela do Auxílio Brasil existem alguns pontos que o beneficiário deve ficar atento.
Publicidade
Primeiro é preciso verificar se a família está apta a receber a parcela atual do benefício. Isso porque todos os meses o Ministério da Cidadania faz a checagem dos cadastros de toda a base de beneficiários do programa.
Após a análise, o governo realiza o bloqueio do pagamento para as famílias que deixam de cumprir alguma regra para receber o benefício e, caso a situação permaneça, a família pode ser excluída do programa.
Para saber se teve o pagamento aprovado o beneficiário pode fazer a consulta pelo CPF no aplicativo do bolsa família. O app do programa informa a situação do benefício – se ele está liberado ou bloqueado na conta -, o extrato de pagamento das parcelas anteriores, os valores e o calendário dos próximos depósitos.
Publicidade
Meu auxílio foi bloqueado, como reativar o pagamento?
Na maioria dos casos, a Dataprev e o Ministério da Cidadania realizam o bloqueio do Auxílio Brasil quando são encontradas divergências nas informações prestadas pela família no Cadastro Único e nos dados de outras bases do governo.
Nesse caso, quando o cadastro é atualizado e as pendências são resolvidas, a família volta a fazer parte do público beneficiado pelo programa, desde que ainda se enquadre nas regras para receber o Auxílio Brasil.
Publicidade
Para atualizar as informações da família o Responsável deve procurar o setor de atendimento do Cadúnico e apresentar os seguintes documentos:
- CPF ou Título de Eleitor do Representante Familiar;
- Documento de Identificação de cada membro da família (preferencialmente CPF);
- Comprovante de residência;
- Comprovante de matrícula de crianças e adolescentes (se houver).
Após a atualização do cadastro, o Ministério da Cidadania e a Dataprev realizam a revisão dos dados da família para garantir que não existem mais informações inconsistentes e que o beneficiário está dentro das regras de elegibilidade do programa.
Publicidade
O pedido será analisado pelo setor responsável pelo programa e no prazo de 30 dias a família deve receber a resposta se está apta a receber o bolsa família novamente.