A temporada de declaração de Imposto de Renda 2023 vai até dia 31 de maio e quem declara e tem imposto a receber precisa ficar atento a outra informação: o calendário de pagamento da restituição.
Publicidade
Neste ano, a Receita Federal anunciou duas novidades para a restituição: os contribuintes que enviarem a declaração no modelo pré-preenchido e/ou informarem o Pix para receberem os valores vão estar no grupo de prioridades no pagamento.
Veja ordem na fila de restituição:
Publicidade
- 1º grupo – idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
- 2º grupo – idosos com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência ou moléstia grave;
- 3º grupo – contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 4º grupo – contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix;
- 5º grupo – demais contribuintes.
A Receita diz que mesmo dentro de cada um dos grupos, o critério que desempata e faz com que a restituição seja disponibilizada mais rapidamente é a data e a hora da entrega da declaração.
Calendário de pagamento
Neste ano, a Receita Federal manteve o calendário de liberação como ocorreu nos últimos três anos. Serão cinco lotes, com a liberação do primeiro em 31 de maio.
Publicidade
Veja abaixo o calendário de restituições em 2023:
- 1º lote: 31 de maio de 2023
- 2º lote: 30 de junho de 2023
- 3º lote: 31 de julho de 2023
- 4º lote: 31 de agosto de 2023
- 5º lote: 29 de setembro de 2023
Segundo a Receita, o valor da restituição é corrigido pela taxa Selic, acumulada a partir do mês de maio até o mês anterior ao pagamento, acrescido de mais 1% no mês do depósito.
Publicidade
O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix.