O Auxílio Brasil, que é um programa de distribuição de renda para as famílias que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza, veio para substituir o Bolsa Família do governo anterior. Recentemente o programa teve o valor reajustado para R$ 600 reais. No entanto o que se espera no momento é a liberação do empréstimo consignado Auxilio Brasil, que é em uma expectativa dos beneficiários do auxílio.
Publicidade
O que é o empréstimo consignado
Para que você possa entender melhor o empréstimo consignado é um modalidade de empréstimo onde o valor solicitado é descontado diretamente na folha de pagamento. Ou seja pode ser descontado diretamente do salario ou aposentadoria, possibilitando que pessoas negativadas também possam solicitar o empréstimo.
Empréstimo consignado do Auxílio Brasil
De acordo com Ronaldo Bento, Ministro da Cidadania, já são 17 instituições bancarias aptas á concessão da linha de crédito consignado Auxílio Brasil. Esse empréstimo consignada Auxilio Brasil e BPC fazem parte da Medida Provisória nº1.106 do Governo Federal para impulsionar a economia do pais.
Publicidade
As famílias beneficiarias do programa Auxílio Brasil, poderão solicitar o empréstimos de até 40% do valor do beneficio que hoje é de R$ 600 reais como informado anteriormente. As parcelas do empréstimo serão descontadas diretamente dos repasses mensais do benefício.
Quando será liberado o consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil?
Embora esteja aprovado a linha de crédito, ela ainda segue para regulamentação. Então, o que se se sabe até o momento é que conforme informado pelo Ministro da Cidadania, a previsão para liberação do empréstimo é para o mês de setembro, mas não especificou a data exata para início.
Publicidade
“A lei foi aprovada, sancionada pelo presidente, logo em seguida o presidente assinou um decreto. A portaria, o sistema para concessão, habilitação, homologação dessas empresas, uma série de documentos também. Acredito que até início do mês que vem seja tudo regulamentado”, diz Ronaldo Bento Ministro da Cidadania.
Mesmo que ainda não esteja oficialmente liberada, a linha de crédito já é oferecida por alguns banco como por exemplo o PAN. Mas isso se trata apenas de uma antecipação de coleta de dados e o processo só será concluído após regulamentação do Governo Federal.
Publicidade