A princípio, a assinatura digital é um método seguro de assinatura de documentos que precisam ser transmitidos eletronicamente. Cada assinatura digital está associada a um certificado digital, e isso mantém os dados do usuário seguros e sem risco de violação.
Publicidade
Veja como fazer uma assinatura digital pelo pdf, word, paga ou gratuita e em quais documentos pode utilizar!
Muitos advogados(as) ainda têm dúvidas sobre como fazer assinaturas digitalmente um documento. Muitos nem sabem por onde começar. Afinal, é algo que só se tornou popular nos últimos anos. E ainda existem muitos mitos sobre a segurança e praticidade das assinaturas digitais para advogados.
Publicidade
Mas se você ainda está com medo, não se preocupe! Nosso trabalho é explicar tudo isso para você.
Então neste post vamos te ajudar a entender melhor como criar uma assinatura digital para advogados de forma segura e tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia. Em seguida, para saber mais, não deixe de conferir!
Publicidade
Você sabe o que é uma assinatura digital?
Para quem não conhece o termo, a assinatura digital é uma forma segura de assinar documentos que precisam ser transmitidos no ambiente digital, como contratos eletrônicos.
Cada assinatura digital é assinada com um certificado digital combinado e, portanto, protegendo os dados do usuário, minimizando o risco de violação.
Publicidade
Assim como o RG comprova a identidade de uma pessoa, a assinatura digital com certificação é a forma de defendê-la no ambiente online para legitimar. Na prática, para uma assinatura digital, o procurador deve primeiro possuir um certificado digital.
Em virtude do art. 10 da Medida Provisória nº 2.200-2, as assinaturas digitais criadas com certificado digital têm validade jurídica. Isso significa que hoje um contrato assinado no ambiente digital equivale ao documento físico sem nenhum questionamento.
Publicidade
Agora que você já sabe o que é uma assinatura digital para advogados, pergunte-se talvez. Mas como finalmente se obtém um certificado digital?.
A boa notícia é que o processo geralmente é simples e muito mais simples do que o próprio procedimento de assinatura. Então, basicamente, o usuário tem que:
- escolher pela compra;
- preencher o cadastro;
- escolher o certificado;
- selecionar o período de armazenamento;
- cadastrar as senhas;
- fazer a validação pessoal;
- começar a usar o certificado digital para assinar documentos.
Após realizar todas essas ações, o advogado acabará por ter um certificado digital ativo. Depois disso, apenas a assinatura em si está faltando.
Veja também:
- FGTS: Novo saque extraordinário será neste sábado dia 30; Veja os detalhes
- 5 Franquias com investimento inicial de até R$ 1.000; conheça agora!
Como fazer assinatura digital em pdf
Com o certificado digital em mãos, é fácil assinar petições e contratos que precisam ser validados para atender às exigências da legislação.
O documento mais comum que permite a inclusão de assinaturas digitais é desde então o PDF deu mais segurança e confiabilidade aos documentos. No entanto, existem outros tipos também. Por exemplo, OpenOffice (versão 3.2 ou superior) e Office Documents (versão 2007 ou superior) também suportam assinaturas digitais.
Para aprender a criar uma assinatura digital para advogados, não há muitas complicações. Por isso, separamos as cinco etapas para usar essa ferramenta para você.
1. Veja a versão do programa
Nem todas as versões de programas em formato PDF aceitam assinatura de documentos com o certificado digital. Portanto, fique atento a este problema para não precisar retrabalhá-lo.
Se você não tiver a versão correta do programa, no entanto, isso não é um problema. A solução muitas vezes está, por exemplo, na atualização do programa.
2. Abra o documento
O próximo passo é abrir o documento para adicionar o certificado digital. Uma vez aberto, selecione a opção Assinar com Certificado.
Para chegar lá, o caminho é: Preencher e Assinar -> Ferramentas Preencher e Assinar -> Assinar com Certificado -> Avançar.
3. Marque o local onde a assinatura deve ficar
Você pode adicionar a assinatura digital em varias partes do documento. Por isso, é importante selecionar os locais onde a assinatura ficará.
O cursor do mouse adquire um formato de cruz quando a opção “Assinar” é selecionada. Entretanto, é preciso marcar o local onde ela deve ficar: clique no local desejado e segure o botão do mouse enquanto seleciona o espaço que a assinatura deve ocupar. Assim, ao concluir a seleção, solte o botão do mause.
4. Escolha a assinatura mais adequada
Após selecionar a área onde deve aparecer a assinatura, outra tela será ativada para selecionar o certificado. Quem tem apenas um certificado não terá dúvidas sobre qual escolher. Por outro lado, as pessoas que possuem duas ou mais certificações digitais devem ter o cuidado de usar a realmente ativa. Feito isso, basta sair com o comando assinar.
5. Salve o documento
Cada documento assinado com o certificado digital deve ser salvo para concluir o processo de assinatura. No entanto, nenhuma senha é solicitada neste momento se a certidão detida pelo advogado for do tipo A1. Somente certificados do tipo A3 pedem a senha de autenticação (PIN) para concluir o processo de assinatura.
Assim, com esses passos, o advogado já tem um PDF assinado digitalmente. No entanto, muitas vezes o profissional também precisa assinar outros tipos de documentos.
Como fazer assinatura digital no Word
E os documentos do Word? Eles também podem ser assinados digitalmente? Sim! E o processo é muito parecido com documentos PDF e o mais simples possível!
Então, aprenda como criar uma assinatura digital para um advogado no Word em 7 passos:
1. Abra o documento
Assim como no PDF, o documento do Word também deve ser aberto para assinatura. Não é possível incluir o certificado em um documento fechado.
2. Insira a assinatura
O documento está aberto? Excelente! Em seguida, basta selecionar Inserir no menu superior esquerdo do documento e selecionar Linha de assinatura nas opções.
3. Preencha as informações
Esta é a etapa que requer mais atenção ao criar uma assinatura digital. Portanto, tome cuidado para não se distrair! Preencha os campos corretamente para evitar invalidar a assinatura. Portanto, o documento solicitará o signatário proposto (nome completo do signatário), seu título e seu endereço de e-mail.
Em seguida, mantenha as instruções do signatário e deixe a data de assinatura na linha de assinatura selecionada. Em seguida, clique em Ok.
4. Insira a assinatura
Neste ponto, a assinatura já deve aparecer no documento. Portanto, o próximo passo é clicar com o botão direito do mouse e selecionar Assinar. Este comando abre uma caixa com um campo vazio.
5. Preencha sua assinatura digital
O campo vazio que aparece na caixa recém-aberta deve ser preenchido com o nome da pessoa que assina o documento. Isso inclui, por exemplo, os dados do certificado digital com o qual o documento Word é assinado. Depois de adicionar o nome, basta clicar em inscrever-se.
6. Agora Confirme
Em seguida, depois de clicar em Assinar, outra caixa de confirmação de assinatura aparecerá. Depois é só clicar em OK. Isto irá assinar o documento. E se estiver interessado em ver as informações da assinatura, basta verificar as informações na caixa lateral que se abre à direita do documento. Ele contém as assinaturas válidas.
7. Salve sua assinatura digital
A parte mais difícil já está feita. Esta é, portanto, a etapa final do processo: salvar o que foi feito. Em seguida, o documento (assinado com o certificado digital) pode ser enviado para qualquer lugar.
Mas atenção: o interessante de assinar um documento com o certificado digital é que se alguém tentar alterar as informações do arquivo, ele vem com a assinatura inválida no destino.