Os cookies de terceiros têm sido uma parte essencial do kit de ferramentas de todos os profissionais de marketing desde que existem.
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Além disso, empresas e marcas têm aproveitado esses métodos de rastreamento para entender as atividades de navegação de seu público e atendê-los com anúncios relevantes.
Embora a remoção de cookies de terceiros force os profissionais de marketing a revisitar suas estratégias de publicidade , também fornecerá novas oportunidades para as marcas se conectarem com seu público em um nível mais pessoal.
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Se você não estiver familiarizado com o funcionamento dos cookies de terceiros, aqui está um detalhamento simples.
Digamos que você esteja verificando um determinado par de tênis no site da Nike . Mais tarde naquele dia, enquanto navega por um site diferente, você se depara com exatamente esse par de sapatos. Coincidência? Não é. São cookies de terceiros em ação.
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Cookies
A princípio, os cookies de terceiros permitem o rastreamento de usuários da web por meio de sites de terceiros . Eles são um pedaço de código que rastreia sua jornada na web e fornece dados, como suas tendências e interesses de navegação, para outras empresas.
Um aumento nas leis e regulamentos de proteção à privacidade online tornou iminente a remoção dessa prática. Os consumidores se sentem cada vez mais desconfortáveis com a forma como seus dados estão sendo usados e exigem transparência e personalização das marcas com as quais fazem negócios.
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O Safari e o Firefox da Apple eliminaram os cookies de terceiros em 2013, mas o maior e mais significativo navegador – o Google – ainda não fez a mudança oficialmente.
O Google anunciou inicialmente a remoção de cookies de terceiros de seu navegador em fevereiro de 2020. Mas queria garantir que tivesse sistemas para os profissionais de marketing dinamizarem e implementarem seu sandbox de privacidade . No momento da redação deste artigo, parece que provavelmente veremos a remoção em algum momento de 2023, tornando oficial a erradicação de cookies de terceiros.
A boa notícia é que nem todos os cookies se foram. Por fim, os cookies primários ainda estão vivos e bem, e continuarão a crescer em importância à medida que os profissionais de marketing fazem a transição de suas estratégias de dados.
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A crescente importância dos cookies primários
Os dados primários são dados coletados por uma marca diretamente de seus consumidores. Esses dados são de propriedade exclusiva da empresa que os coleta.
Os dados primários podem vir dos sistemas de análise do seu site pessoal e podem fornecer informações relacionadas aos usuários que visitam apenas seu site.
Essas informações podem incluir: visitantes, tempo gasto no site, taxas de rejeição e outras métricas que os profissionais de marketing usam para medir seu tráfego online.
Também pode vir de dados offline coletados manualmente de pesquisas ou outras fontes offline.
Um estudo realizado pelo Google e pelo BCG em março de 2021 concluiu o seguinte: “Aqueles que usam dados próprios para as principais funções de marketing obtiveram um aumento de receita de até 2,9 vezes e um aumento de 1,5 vezes na economia de custos.
Apesar de seus benefícios claros, a maioria as marcas ainda não estão aproveitando todo o potencial dos dados primários.”
Dica: Um método popular para coletar dados primários pode ser incentivar e incentivar os usuários a compartilharem seus dados voluntariamente. Isso pode ser feito fornecendo conteúdo valioso, como um e-book, em troca de um endereço de e-mail.
Mudando sua estratégia e o que vem a seguir
Publicidade programática , mídia social e retargeting serão alguns dos primeiros caminhos a serem atingidos quando isso entrar em vigor. É imperativo que marcas e profissionais de marketing evitem depender de dados de terceiros e concentrem sua atenção na coleta e uso de dados de terceiros.
No futuro, os profissionais de marketing continuarão investindo em email marketing. Dessa forma, continuará servindo como um canal crítico de comunicação direta entre as marcas e seus clientes. Além disso, as plataformas CDP (Customer Data Platforms) aumentarão em popularidade.
Embora o desaparecimento de cookies de terceiros possa ser visto como uma ameaça direta às suas práticas de marketing, eu, entre muitos, vejo isso como uma inovação empolgante. Muitos anunciantes não ouviram os pedidos de seus clientes por mais privacidade e personalização .
Contudo, essa atualização forçará as marcas a repensar como abordam e comercializam para seu público e desencadear uma nova onda de inovação de marketing e programática. Mídia social e retargeting serão alguns dos primeiros caminhos a serem atingidos quando isso entrar em vigor.
Por fim, é imperativo que marcas e profissionais de marketing evitem depender de dados de terceiros e concentrem sua atenção na coleta e uso de dados de terceiros.