A Caixa Econômica Federal (CEF), está pagando os abonos salariais do PIS/PASEP por meio do Caixa Tem. Dessa forma, os valores recebidos este ano, tem como ano-base 2021. Ademais, no mês fevereiro, receberam os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro e, também, servidores com o Pasep final 0.
Publicidade
Em março, no entanto, os pagamentos serão para os trabalhadores nascidos em março e abril. Para os servidores, vale o final 1 do Pasep. Além disso, o valor disponível para saque é de R$1.302, mesmo valor do salário mínimo.
Ainda, quase 23 milhões de brasileiros têm direito ao abono. Os pagamentos, que começaram em fevereiro, irão até julho. O Governo estima, no entanto, que mais de 2,7 milhões de pessoas terão direito ao benefício após uma revisão. Estes devem consultar o sistema a partir do dia 5 de abril de 2023.
Publicidade
Quem tem direito a receber o benefício por meio do Caixa Tem
- Trabalhadores que receberam, em média, até 2 salários mínimos no ano de 2021. Além disso, precisa ter inscrição no PIS/PASEP a pelo menos 5 anos;
- As pessoas que trabalham no setor privado precisam ter 30 dias de trabalho no ano. Entretanto, não precisam ser corridos. Ou seja, 30 dias no total. No mais, o empregador precisa ter informado os dados do colaborador corretamente ao Governo.
Não têm direito ao abono
- Empregados domésticos;
- Trabalhadores empregados por pessoa física e pessoa física equiparada à jurídica.
Como consultar e sacar o dinheiro
Para saber se você tem direito ao benefício pelo Caixa Tem, basta acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para iOS e Android. Depois, entre na aba “Benefícios” e, então, “Abono Salarial”. Assim, já tem acesso ao valor do abono, a data e o banco.
Além disso, é importante lembrar que o abono é proporcional aos dias trabalhados em 2021. Ou seja, a cada 30 dias de trabalho, R$108,50 são disponibilizados. Ademais, períodos iguais ou superiores a 15 dias, contam como um mês inteiro.