Em novembro de 2021, o governo federal criou o Auxílio Brasil, um novo programa de transferência de renda que substituiu o Bolsa Família. Com a reformulação, os beneficiários receberam um benefício de maior valor e, a partir de janeiro de 2022, o programa foi ampliado para 18 milhões de famílias de baixa renda.
Publicidade
Veja também: Como saber se fui bloqueado no Auxílio Brasil?
De acordo com o Ministério da Cidadania, o formulário de cadastro do Auxílio Brasil continuará sendo o mesmo utilizado para cadastro no Bolsa Família, ou seja, por meio de programas sociais – o CadÚnico.
Publicidade
O Cadastro Único coleta informações sobre as famílias de baixa renda do país. Por meio deles, os governos federal, estadual e municipal identificam os brasileiros que necessitam de programas sociais para ajudar na renda familiar.
Como se cadastrar para receber o Auxílio Brasil?
O Auxílio Brasil utiliza os cadastros do Bolsa Família e o Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Indivíduos que já faziam parte do cadastro do Bolsa Família e elegíveis para participar foram automaticamente cadastrados no Auxílio Brasil em outubro de 2021. Não é necessário ter que fazer um novo cadastro.
Publicidade
Existem três formas de você receber o Auxílio Brasil:
Quem já fazia parte do bolsa família esta recebendo normalmente;
Se está cadastrado no CadÚnico, mas não recebeu o Bolsa Família, tem direito a ser incluído na lista de reserva;
Publicidade
Quem não está cadastrado no Cadastro Único deve entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). para que possa fazer o cadastro,. Entretanto, precisa passar pela analise antes da aprovação.
Veja também: Novo auxílio de R$ 1,2 mil será pago pelo INSS nesta semana; veja como sacar
Publicidade
Se quiser saber mais detalhes sobre o beneficio, é só ligar para o telefone 121 do Ministério da Cidadania. La eles pode informar se você tem direito ao Auxílio Brasil e quanto será pago.
Outra forma de saber também é ligar para a Caixa Econômica Federal pela central de atendimento que é o numero 111.
Além disso, você pode buscar informações pelo aplicativo do Auxílio, que esta disponível pelas plataformas Android e iOS, você pode fazer login com a senha do Caixa Tem. Caso não possua, você deve se cadastrar.
Por fim, o processo é bem simples, você pode fazer a consulta no aplicativo do Caixa Tem onde pode saber sobre parcelas, pagamentos e saldos.
Como fazer o cadastro no Cadastro Único em 2022?
Para se inscrever no Cadastro Único, alguém da família com 16 anos ou mais deve comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou ao posto de atendimento do CadÚnico de sua cidade. Não é possível fazer a inscrição online no Cadastro Único.
Veja também: Cadastro Único – CadÚnico 2022: Como se inscrever e quem tem direito de participar
A pessoa que registra a família, que preferencialmente deve ser uma mulher, é o gestor da família. No ato do cadastramento, o chefe da família deve apresentar CPF ou título de eleitor e também fazer pelo menos uma cópia de cada documento para cada pessoa da família. Os documentos são:
- Certidão de Nascimento; ou
- Certidão de Casamento; ou
- CPF; ou
- Carteira de Identidade – RG; ou
- Carteira de Trabalho; ou
- Título de Eleitor; ou
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.
Após a fase de entrega dos documentos, o gestor da família deve passar pela entrevista do Cadastro Único para responder um entrevistador social as informações sobre a composição da família, as características do domicílio, os gastos, a escolaridade dos membros, entre outros.
Como fazer a consulta do CadÚnico?
A princípio, existem duas formas de verificar se você está cadastrado no Cadastro Único: por telefone ou pela Internet no site Meu CadÚnico. O cidadão pode ligar para o 0800 707 2003 para verificar se seu cadastro está ativo. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. e aos finais de semana e feriados das 10h às 16h. A chamada é gratuita.
Para consultar o cadastro no CadÚnico online, o familiar pode acessar o site Meu CadÚnico ou baixar o App Meu CadÚnico gratuitamente nas plataformas Google Play (Android) e App Store (iOS).
Por fim, através do Meu CadÚnico é possível consultar o Número de Identificação Social (NIS) e dados da família e emitir o comprovante do CadÚnico caso precise comprovar inscrição no Cadastro Único.